Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Setembro Amarelo: Psicologia da Fapan realiza ações no mês de combate e prevenção ao suicídio
Por redação Daiany L. Machado de Lima
31/08/2018 - 09:38

Foto: divulgação

O “Setembro Amarelo” é uma campanha que vem acontecendo no Brasil desde 2015, iniciou-se com acões promovidadas pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM ( Conselho Federal de Medicina) e ABP ( Associação Brasileira de Psiquiatria).

A campanha objetiva o diálogo e a conscientização da população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Em 2003 a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu o dia 10 de setembro como o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.

Segundo a OMS, no mundo todo morre por suicídio, aproximadamente, uma pessoa a cada 40 segundos. Só no Brasil o suicídio é a quarta maior causa de morte entre os jovens, 90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda psicológica. A maioria deles é causado por doenças mentais que não são tratadas porque muita gente nem sabe que precisa ser tratada. As pesquisas indicam que, aproximadamente, 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscaram ajuda.

Por saber da importância de discutir o assunto e visando esclarecer e informar à sociedade em geral sobre o tema, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia que se reune, mensalmente, na Faculdade do Pantanal-Fapan, em conjunto com o terceiro semestre do curso de Psicologia, estará a partir do dia 03 de setembro promovendo ações como: Palestra sobre os principais transtornos mentais que podem levar ao suicídio, pit stop com distribuição de panfletos informativos, instalação de outdors e faixas. O objetivo do mês de prevenção é conscientizar as pessoas da gravidade deste problema que tira tantas vidas todos os anos, é o mês em que se busca instituir o debate sobre o assunto e fazer com que as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saibam que não estão sozinhas, que a morte não é a solução

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Município retoma hoje projeto ambiental

28/08/2018 - 18:28