Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mais de 500 animais silvestres são resgatados em áreas urbanas de MT até agosto
Por Por Ianara Garcia, TV Centro América
06/09/2018 - 12:03

Foto: TV Centro América

Dez tamanduás-bandeira foram resgatados, sendo três nos últimos 10 dias. Seca e queimadas são os principais motivos para os animais aparecerem nas cidades.

 
 

Um total de 532 animais silvestres foram resgatados em áreas urbanas neste ano em Mato Grosso, entre os meses de janeiro e agosto. A seca e a as queimadas são os principais motivos que tem causado a migração dos animais da zona rural para a urbana.

No mesmo período do ano passado, foram resgatados 389 animais.

Neste ano, 10 tamanduás-bandeira foram resgatados pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, sendo três nos últimos 10 dias. Na natureza, essa espécie pode viver até 25 anos. O sargento da Polícia Ambiental, Juracy de Medeiros, explicou que nas estradas os animais silvestres costumam morrer atropelados.

"As pessoas, muitas vezes, têm medo desse animal e acabam matando-os. Alguns morrem atropelados nas estradas", disse.

As queimadas perto de rodovias estão colocando em risco motoristas e animais. Com o habitat ameaçado pelos incêndios, os bichos fogem e chegam às estradas.

Quando a mata fica toda queimada, a reprodução dos animais corre risco. As aves, por exemplo podem perder a referência nas árvores para fazer os ninhos, o que causa impacto ambiental.

 
De janeiro a agosto, 10 tamanduás foram resgatados (Foto: TVCA/ Reprodução)De janeiro a agosto, 10 tamanduás foram resgatados (Foto: TVCA/ Reprodução)

De janeiro a agosto, 10 tamanduás foram resgatados (Foto: TVCA/ Reprodução)

Com a aproximação da primavera, os animais já começam a se preparar para o período de reprodução, conforme o coordenador de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Christiano da Silva.

"Houve redução da faixa de floresta e, como eles sempre estão à procura de alimentos, eles sempre aparecem nas cidades", contou.

Se não precisarem de tratamento, os animais são levados para seu habitat natural em até três dias.

 
 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Dia 15 é dia de vacinar cão e gato

04/09/2018 - 13:01
Cidades

MPF ganha sede nova em Cáceres

03/09/2018 - 12:30
Utilidade Pública

Prefeitura reassumiu coleta de lixo.veja as novas rotas

02/09/2018 - 17:57