Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Ciretran de Cáceres e parceiros lançam Semana Nacional de Trânsito
Por Joner Campos
18/09/2018 - 08:53

Foto: Joner Campos

Órgãos de Trânsito de Cáceres lançaram, na segunda-feira (17), no Auditório do Ministério Público Estadual, a Semana Nacional de Trânsito “Nós Somos o Trânsito. O objetivo é de sensibilizar e conscientizar toda a população sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

 

Em Cáceres a Semana Nacional de Trânsito vem carregada de ações educativas e eventos realizados pelo 4ª CIRETRAN/DETRAN em parceria com Ministério Público Estadual (MP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Judiciaria Civil (PJC), POLITEC, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Trânsito Municipal, Escola de Trânsito de Cáceres e demais parceiros, vem contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, visando diminuir o número alarmante de pessoas de perdas de vidas em acidentes de trânsito.

 

Desde início deste ano foram realizadas várias ações que visão alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitudes de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores).

 

O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas

 

Com o lançamento da iniciativa, será deflagrado um grande comando de fiscalização e ações educativas. A ideia é alertar os motoristas para os cuidados que devem ser adotados para um trânsito mais seguro. Haverá distribuição de material informativo e realização de testes com o bafômetro.

 

Estão previstas atividades de prevenção e repressão para coibir as condutas mais perigosas na direção de veículos automotores, como a embriaguez ao volante, o excesso de velocidade, o uso irregular de motocicletas, bem como a falta de dispositivos de segurança.

 

Durante o lançamento o Coordenador da Ciretran, Marcos Ribeiro destacou a diminuição das autuações de pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool.

 

Em 2016 foram realizados 569 testes de alcoolemia, 67 motoristas foram autuadas dirigindo alcoolizados, já no ano de 2017 foram realizados 1208 testes de alcoolemia, 53 motoristas autuadas dirigindo alcoolizadas.

 

Já em 2018 até o momento foram realizados 870 testes de alcoolemia, e 28 motoristas já foram autuados dirigindo alcoolizados. A cada média de 37,82 testes realizados é flagrado 1 (um) condutor alcoolizado.

 

Total de testes realizados nos anos de 2016, 2017 e 2018, 2.647 testes de alcoolemia, 148 motoristas autuados por estarem dirigindo alcoolizado. A cada média de 17,88 testes realizados é flagrado 1 (um) condutor alcoolizado.

 

Com o lançamento da iniciativa, será deflagrado um grande comando de fiscalização e ações educativas.

Carregando comentarios...

Educação

Fapan oferece bolsas com 100% desconto

16/09/2018 - 08:50
Utilidade Pública

Dia 15 é dia de vacinar cão e gato

04/09/2018 - 13:01
Cidades

MPF ganha sede nova em Cáceres

03/09/2018 - 12:30