Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Governo adia início do horário de verão
Por G1
04/10/2018 - 12:52

Foto: Ilustrativa

O presidente Michel Temer (MDB) atendeu ao pedido do Ministério da Educação e adiou o início do horário de verão para 18 de novembro. O temor era que ele pudesse prejudicar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está previsto para o dia 04 de novembro.
 

 
 

 

O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A decisão do presidente Michel Temer deve ser publicada no "Diário Oficial da União" nos próximos dias. No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora.
 
O presidente atendeu a um pedido do Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4, justamente a data da primeira prova do Enem. A segunda prova está marcada para o domingo seguinte, dia 11.
 
Em geral, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 que adiou o período para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno para o dia 28.
 
Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, dia 16, a partir da meia-noite.
 
Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
 
Calendário do Enem

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:
 
04/11: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.
Duração: 5h30

11/11: 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.
Duração: 5h

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia)

Horário de verão

O horário de verão tem sido adotado no Brasil desde a década de 30, com alguns intervalos. Nos últimos dez anos, segundo o governo federal, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%.
 
Essa economia equivale, em todo o horário de verão, ao consumo mensal de energia em Brasília, com 2,8 milhões de habitantes. A energia poupada também "reforça" o sistema, diminuindo a necessidade de uso da energia de termelétricas, que é mais cara e poluente.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Piracema começou hoje,1, em MT

01/10/2018 - 10:46
Educação

Bolsas com 100% desconto só na Fapan

28/09/2018 - 18:29