Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Rio Paraguai passa pelo 30º ano de Mutirão de Limpeza
Por assessoria
16/10/2018 - 08:35

Foto: assessoria

Com certeza, a participação e o apoio da comunidade foi de vital importância para o êxito do 30º Mutirão. Apesar do grande volume de lixo coletado, percebe-se que houve uma pequena diminuição na quantidade de lixo retirado, como ferragens e pneus.

promovendo com isso uma melhora na conscientização dos usuários do Rio, com reflexo de vital importância na sustentabilidade

do Rio Paraguai.

 

O Mutirão de limpeza do Rio Paraguai é uma “Ação coletiva” que envolve toda a população cacerense, que teve como idealizador e fomentador, o capitão militar reformado Renato Thomas, aposentado da Marinha do Brasil, empresário do segmento turístico e de navegação aquaviária.

O principal objetivo dessa ação é retirar todo material considerado lixo, deixado nas praias, águas e barrancos, ou seja nas margens do Rio Paraguai, em uma extensão de aproximadamente 120 quilômetros de rio abaixo e acima, de margem a margem, numa

media de 240 quilômetros.

 

Neste 30º Mutirão, foram evolvidos na ação coletiva, 06 Embarcações de Grande Porte (Lanchas e Barcos Hotéis) de apoio, 48 embarcações de pequeno Porte (Barcos Motores e Piloteiros) para coleta, inscritos por voluntários, entidades, instituições, associações, órgãos governamentais, não novernamentais e da iniciativa privada, com a participação efetiva de 186 pessoas inscritas, distribuídas pelas, adentrando também do Rio Sepotuba ao Rio Jauru.

 

O resultado da coleta encheu de lixo seis caminhões basculantes trucados, com ferragens, plásticos, lonas, caixas de geladeiras, fogões, pneus, caixa d'água rachada, tambores velhos e uma enormidade de outros descartes da população que utiliza o Rio para desova de lixo.

 

Com isso, podemos afirmar que este ano de 2018, 90% lixo coletado é produto doméstico, coisas que não servem mais em casa e que foram levados pelas pessoas e deixadas nos acampamentos, nas margens e praias, repetidas vezes ao ano.

 

Mais uma vez, o prefeito Francis Maris Cruz determinou que o lixo coletado no Rio fosse exposto em praça pública, como forma de chamar atenção da população cacerense, pela falta de respeito que muitas pessoas têm para com o Rio Paraguai e a cidade.

 

Após a exposição, todo lixo será encaminhado para o Centro de Reciclagem, coordenados pela Autarquia Aguas do Pantanal, para o processo de reciclagem, com resultados revertidos em benefício das Cooperativas de Catadores.

 

O Mutirão de Limpeza teve a participação efetiva da Prefeitura Municipal, através da SICMATUR, ASATEC, ASPATUR, Secretaria de Obras, em parceria contou com diversa parcerias com Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Juvam, 2º Bfron, Pacto em Defesa das cabeceiras do Pantanal/Consórcio Nascentes do Pantanal, Colônia dos Pescadores Z2, Autarquia Águas do Pantanal, Tv Descalvados, Rádio Centro América, Rádio Difusora, Grupo Fé e Vida, Max Net, Placão, Mundo dos Bordados, ACEC, ZOOM Publicidade, Arreira Proeste e Monte Verde, JED Engenharia, COMDEC, Reeducandos da Cadeia Pública Municipal, Cruz Vermelha, Instituto Cometa, Projeto Bichos do Pantanal, Restaurante Casarão, Restaurante Kaskata Flutuante, Hotel Monte Carlo, Bar Academia do Gaúcho e Sindicato Rural.

Da mesma forma foram parceiros, as embarcações: Bons Amigos, Sportfishing, Lorcas Tour, Barco Amicy Verdi, Barco Pelicano, Barco Xoney, Lancha He Pantanal.

Também Colaboram o Grupo Fé e Vida, Curso de Biologia Unemat, E.P. Adventista, Projeto Biodiversidade, Curso de Hospedagem e Eventos  e o Projeto Ambiental Lobo Guará,

 

O texto é um relatório de Renato Thomas, idealizador do Mutirão e que há 30 anos trabalha na limpeza do Rio Paraguai, e Claudionor Duarte Corrêa, coordenador do Mutirão há 26 anos

Carregando comentarios...

Artigos

Não me deem rótulos, me deem café !

10/10/2018 - 09:30
Cultura

Sexta-feira é dia de bulixo cacerense

04/10/2018 - 18:04