Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mais dois novos semáforos coordenando trânsito em Cáceres
Por assessoria
24/10/2018 - 10:20

Foto: assessoria

Dando sequência na instalação de cinco novos semáforos no trânsito da cidade, a Prefeitura instalou o quinto conjunto de sinalizadores de preferências de fluxo, chamados de faróis ou sinaleiras. Nesta terça-feira (23), foi instalado e ligado o semáforo da esquina das ruas Marechal Floriano e Dona Albertina, no bairro Cavalhada, uma via importante que liga a região da Unemat com a Rua Joaquim Murtinho. Local onde os horários de pico são de grande movimento de trânsito.

O prefeito Francis Maris Cruz comentou nesta quarta-feira (24), que muito mais ainda será investido na segurança do trânsito com o andamento do Plano de Mobilidade Urbana. Francis lembra que quando assumiu o Governo municipal, no primeiro mandato, havia apenas três semáforos. “Hoje, ainda estamos longe de resolver todos os problemas, mas nós conseguimos um salto muito grande numa solução que parecia impossível”, destacou, referindo-se aos inúmeros novos semáforos instalados, além das sinalizações verticais e horizontais de base, com placas e pinturas. Francis ainda citou a aquisição de equipamentos que a Prefeitura não tinha, para dotar o município de uma estrutura adequada de fluxo de trânsito, como máquinas de pinturas, para faixas de pedestres e meio-fios, além da compra de pistolas para medir velocidade de veículos em trânsito, mais um inibidor de imprudências, além de carros e caminhões para dar suporte ao Departamento de Trânsito.

Todos os semáforos foram instalados conforme o indicado pelo PNM, Plano de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso, UNEMAT, em parceria com a Prefeitura Municipal. Apesar de ainda não estar pronto totalmente e em fase de discussões em audiências públicas, os estudos já feitos por engenheiros e técnicos serviram de base para apontar os locais que necessitam de sinalizações eletrônicas com maior urgência.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Cristiano Barros, além dos dados técnicos recebidos, é feita uma nova confirmação nos locais a serem instalados os semáforos, através de nova checagem de movimento de veículos e pedestres, principalmente em horários de grande fluxo. Um exemplo é o equipamento instalado na esquina da Avenida Getúlio Vargas, com a Rua Olavo Bilac, em frente ao Tutu Lanches, no bairro Monte Verde. O coordenador informa ainda que, tanto o estudo feito pela Unemat, quanto a checagem do Departamento de Trânsito, são realizados por meio de contagem de veículos que passam pelo local, horários de maior e menor movimento, grau de risco das vias e entrevistas com comerciantes, moradores e pedestres com frequência diária. “Nada é feito aleatoriamente, nenhum local é escolhido para ter um semáforo sem que haja um plano estudado previamente”, garante Cristiano.

Quanto às inúmeras cobranças para que seja instalado um semáforo também na entrada da Avenida Joaquim Murtinho, Cristiano explica que o local precisa de um sistema de controle de trânsito mais complexo, o que será resolvido com uma rotatória, que está em fase final de projeto e faz parte do Plano de Mobilidade Urbana. O mesmo caso se aplica no cruzamento da Rua da Tapagem com a Avenida 7 de Setembro. “Esse local já teria uma rotatória pronta se o Governo do Estado tivesse revitalizado a 7 de Setembro, conforme projeto feito, mas que não chegou a ter viabilizado os recursos”, lembra o coordenador.

No sábado (20), foi instalado um novo semáforo no Junco, na esquina da Avenida Pinto Arruda com a Avenida Nossa Senhora do Carmo, em frente à loja 3R Material de Construção, proximidades do Terminal Rodoviário José Palmiro. Nesta segunda-feira (22), foi dada sequência na instalação dos outros quatro novos sistemas de sinalização de trânsito na cidade. Nesta etapa, são cinco os novos equipamentos que estão sendo colocados em funcionamento, adquiridos pela Prefeitura Municipal, que com essas aquisições e obras investe ainda mais em segurança.

Pela manhã da segunda-feira (22), começou a funcionar o novo semáforo instalado na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Olavo Bilac, em frente ao Tutu Lanches, no bairro Monte Verde. No início da tarde, os técnicos começaram a montar as sinaleiras da esquina da Avenida Talhamares com Rua Cardeal, em frente ao Posto Ipiranga, que já funciona normalmente.

No mesmo dia, outro novo semáforo foi colocado em funcionamento para atender a demanda de trânsito na esquina da Avenida General Osório, com Rua dos Expedicionários, em frente ao Posto Taiamã.

Agora já são mais cinco conjuntos de novos equipamentos digitais de última geração para atender a demanda em pontos críticos do trânsito, que além de ordenar o movimento de veículos e pedestres, aumentam a segurança, evitando assim os muitos acidentes que ocorrem por falta de uma sinalização adequada.

Carregando comentarios...

Cidades

Biblioteca Municipal completa 38 anos

23/10/2018 - 12:14
Cidades

CRM libera Plástica Para Todos em MT

20/10/2018 - 19:14
Polícia

PM impede assalto a banco em Cáceres

17/10/2018 - 12:06