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Águas do Pantanal economiza R$ 100 mil no primeiro mês na coleta de lixo
Por Sinézio Alcântara
29/10/2018 - 13:01

Foto: Sinézio Alcântara

O município, através da autarquia Águas do Pantanal, teve uma economia de mais de R$ 100 mil no primeiro mês da coleta de resíduos sólidos (lixo). O custo médio mensal dos trabalhos, sob a responsabilidade da empresa Multipark, era de R$ 300 mil, entre a coleta de resíduos e locação de serviços do aterro sanitário, realizado pela Loc Service, o que vinha causando um déficit em média de R$ 100 mil mensal.

De 1 a 30 de setembro, primeiro mês dos serviços, a autarquia realizou todo trabalho obtendo um superávit de R$ 24 mil.

O contrato com a empresa Multipark encerrou-se no dia 31 de agosto. A partir do mês de setembro, a prefeitura através da Águas do Pantanal passou a efetuar os trabalhos. Para isso, adquiriu quatro novos caminhões, locou dois, e contratou 21 trabalhadores – a maioria remanescente da antiga empresa – dos quais cinco motoristas e 16 garis, dando continuidade aos serviços.

O resultado altamente positivo, conforme o diretor Paulo Donizete Costa superou a expectativa. “A meta era economizar cerca de R$ 50 mil mensal. O resultado de mais de R$ 100 mil superou as nossas expectativas” afirmou assinalando que “além da economia, percebe-se uma melhora considerável na qualidade da prestação dos serviços. Antes, todos os dias recebíamos reclamações da população, hoje isso já não existe”.

Apontamentos realizados pela administração da autarquia mostram que no mês de junho o total das despesas – coleta de resíduos, loc-service e outros – foi de 405.163, 57 e a receita com a taxa de recolhimento do lixo foi de 305.721,10 provocando um déficit de R$ 99.442,47; no mês de julho as despesas somaram R$ 395.315,00 enquanto que a taxa do lixo foi de R$ 320.273,04 com um prejuízo de R$ 75.041, 98; no mês de agosto as despesas somaram de R$ 437.117,62 enquanto que a receita foi R$ 318.899,58 provocando um déficit de R$ 118.218,04. ]

Já no mês de setembro, o primeiro sob a responsabilizada do município, através da autarquia Águas do Pantanal, o total da despesa caiu para R$ 265.505,64 enquanto que a receita foi de R$ 289.568,49 dando um superávit de R$ 24.062,85. “Acabaram os prejuízos que eram cobertos pela empresa, através da taxa de água e hoje já temos lucro de pouco mais de R$ 24 mil” explicou Paulo Donizete.

Pela estimativa da direção da autarquia a continuar com resultados positivos, em menos de um ano, haverá recursos para aquisição de mais dois caminhões, necessários para realização dos trabalhos. “Ao invés de alocar como estamos fazendo, em menos de um ano, teremos recursos para comprar os novos caminhões que necessitamos para manter o trabalho de alta qualidade”.

Informou ainda Donizete que, nos próximos dias, será feita chamada pública para habilitação de cooperativas de catadores, para o início da coleta seletiva de resíduos sólidos. Trabalho que consiste na separação dos resíduos sólidos para o aterro sanitário e a coleta seletiva domiciliar. A coleta seletiva, explicou, será realizada uma vez por semana. E, o trabalho será realizado pelas cooperativas habilitadas nas chamadas públicas.

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