Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres vai construir novo Museu Municipal
Por assessoria
30/10/2018 - 14:40

Foto: maquete da obra (Assessoria Técnica - Contratos e Convênios)

Convite para o lançamento da obra está sendo feito pelo prefeito Francis Maris Cruz, estendido à toda população cacerense. Será na próxima segunda-feira, dia 05, às 17 horas, no Centro de Eventos da Secretaria de Turismo e Cultura.

 

 

A Prefeitura de Cáceres vai dar início na construção de mais uma grande obra, a do Museu Histórico Municipal. Será realizada com dinheiro do Ministério do Turismo, da ordem de R$ 1.324.636, com uma contrapartida do município de R$ 120 mil. Trata-se de recursos que estavam parados desde 2013, recuperados pela atual Administração municipal, através de gestões junto ao Governo federal, através da Assessoria Técnica do Governo Municipal atual.

O prefeito Francis Maris Cruz adianta que foi preciso muito empenho para não perder esse recurso, que já estava em vias de ser devolvido para a União. “Graças a um esforço concentrado de gestão conseguimos recuperar o projeto. O dinheiro já está na conta e já vamos iniciar esta que é uma obra tão importante para a cidade, para a cultura e para o turismo”, afirma o prefeito.

Os recursos fazem parte de um projeto para a construção de várias obras do Terminal Turístico Sangradouro, no complexo da Praça da Secretaria de Turismo e Cultura, como a construção do Centro de Eventos, Feira de Arte, piso paver e outros.

A assessora técnica de Contratos da Prefeitura, Suely Maria de Oliveira, explica que esses recursos são de uso exclusivo nesse tipo de benefício, como previsto pelo Ministério do Turismo, ou seja, só pode ser investido na área mencionada e jamais utilizado para qualquer outro serviço, obra ou investimento. Caso não seja usado para este fim tem de ser devolvido.

O prédio terá 740 metros quadrados de construção, com uma sala principal de exposição e outras 4 salas menores para estudos em audiovisual, brinquedoteca e administrativo, além de recepção, cozinha, sanitários e uma lanchonete para os frequentadores.

A obra deverá ser inaugurada no segundo semestre do ano que vem.

O Museu Histórico de Cáceres fica no centro da cidade. Segundo a coordenação, o espaço já está pequeno para todo o acervo. Funciona hoje na Praça Major João Carlos e foi construído em 1922, em estilo neoclássico, com a finalidade de abrigar o Mercado Municipal, mas foi reformado e, em 1978 e transformado no Museu. O acervo reúne quadros pintados a óleo, busto em gesso do fundador da cidade, fotografias, medalhas, livros e mobiliário. Destaca-se a sessão de arqueologia, com mais de 10 mil peças, como potes de cerâmica, que mostram os rituais e o cotidiano das tribos indígenas que habitaram as terras da região.

Carregando comentarios...

Cidades

RM inaugura mais uma loja em Cáceres

29/10/2018 - 11:56
Educação

Começou o Vestibular Agendado Fapan 2019.1

25/10/2018 - 13:38