Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Zulema Netto Figueiredo concorre à direção a coordenação do campus da Unemat em Cáceres
Por Joner Campos
26/11/2018 - 15:28

Foto: Joner Campos
A professora Zulema Netto Figueiredo, concorre ao cargo de Diretora Político- Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini” da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. A eleição acontece no dia 05 de dezembro próximo.
 
Zulema, tem formação de Engenheira Agronômica, e, mestrado e doutorado em Agronomia.
 
Há 14 anos professora efetiva da instituição, Zulema acumula cargos e experiências que a habilitam para concorrer à função. Ela já foi Chefe do Departamento de Agronomia, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias – ICA e Diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas –FACAB.  Também exerceu muitas funções e integrou diversos conselhos sempre representando a Unemat, entre eles Conepe e Consuni. Atualmente faz parte do Colegiado de Curso de Agronomia COPAD e é conselheira do Conselho da Secretaria Municipal de Agricultura.
 
Como professora do curso de agronomia, na área de engenharia agrícola, a professora Zulema ministra as disciplinas de desenho técnico, máquinas agrícolas e mecanização agrícola. Além disso, coordena projetos de pesquisa e extensão, entre eles Ser Agro, Agro Mulher, Perdas na Colheita de Grãos, Avaliação de Semeadoras, Avaliação de Milho Safrinha e Agro Tecnologia.
 
Com todo esse currículo e experiência ela se diz preparada a assumir o cargo que pleiteia.
 
Segundo a candidata, sua principal proposta é a gestão participativa, integrando docentes, técnicos e acadêmicos para a consolidação das atividades do ensino, pesquisa e extensão, tripé que move a Unemat. “Tudo dentro de uma visão sistêmica de metas, da qualidade e dos resultados, respeitando os princípios e especificidades de cada curso do Campus Jane Vanini”, observa Zulema.
Divulgação
 
Ela ainda destaca que por ter uma excelente relação profissional com instituições de ensino superior, órgãos públicos, e empresas, vai buscar como sempre fez, diversas parcerias. “As parcerias são imprescindíveis numa gestão, ainda mais aqui onde a consolidação de diversos cursos de graduação e pós-graduação, tem contribuído para a formação e a capacitação de recursos humanos, e para o desenvolvimento da região. Por isso tenho certeza que teremos muitos parceiros para nos ajudar e apoiar nossos projetos”, prevê.
 
Nessa linha, ela acredita ser necessário pensar e planejar melhor o crescimento de nosso Campus de uma maneira integrada e participativa para os próximos anos e seu maior envolvimento com a sociedade no que diz respeito à formação e qualificação de seus profissionais, levando-se em conta a ética, a transparência, o compromisso institucional, entre outros valores, que são metas que devem ser priorizadas por uma nova gestão.
 
“Por isso vamos elaborar um plano diretor para o Campus de Cáceres, nós temos um grande desafio, que é a qualidade das atividades desenvolvidas aqui na Unemat, dando prioridade para a estrutura física dos nossos espaços ", enfatiza.
 
Zulema também destaca a necessidade de melhorar a comunicação social dando ampla divulgação das ações da direção à comunidade e intensificar o marketing institucional e website do campus.
 
“Estou preparada para assumir a direção e com o apoio de todos e as parceiras, vamos fazer uma gestão séria, pautada na ética, no respeito e acima de tudo no diálogo”, finaliza Zulema.
Carregando comentarios...