Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres: Cenários do Natal de Luz prometem surpresas
Por assessoria
30/11/2018 - 12:41

Foto: assessoria

O cenário natalino do “Natal de Luz” que a Prefeitura está construindo promete proporcionar um visual muito atrativo às pessoas que passarem pela Praça Barão do Rio Branco e Centro de Convenções da Secretaria de Turismo e Cultura, durante os dias que antecedem o Natal deste ano. A inauguração está prevista para o dia 6 de dezembro, com várias atrações artísticas e culturais.

A construção do cenário natalino está sendo realizada pela Prefeitura, em parceria com o “Projeto Fazer”, um termo de cooperação que tem por objeto a adoção de medidas conjuntas visando contribuir com o desenvolvimento do Projeto Educação Ambiental, agregando a arte do aproveitamento de material reciclado, como, garrafa pet, madeira reciclada, copos e matéria prima da região, transformando ideias, através de técnicas de designer de produção, com ações importantes para o município, contribuindo desta forma com o meio ambiente e com a qualidade de vida.

Resumindo, o Projeto Fazer, cujo o lema é “a arte como inclusão social”, tem por finalidade realizar ações para atender os eventos do município de Cáceres, através de capacitação e inserção social de pessoal em vulnerabilidade social, jovem, comunidade do sistema prisional e comunidade local.

Tudo é feito é parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Conselho da Comunidade de Cáceres, Autarquia Águas do Pantanal e Cadeia Pública do município, onde reeducandos do presídio têm a oportunidade de capacitação, aprendizado e as garantias para uma nova chance de se reintegrarem na sociedade.

Um grupo de reeducandos do Projeto Fazer estão aplicados na construção do cenário natalino sob o comando do cenógrafo Marcionei Miranda Prado, que criou o projeto da ornamentação natalina e vem trabalhando nele há vários meses.

Para não estragar toda a surpresa do cenário deste ano, pode-se apenas adiantar que um dos ambientes na Sematur irá simular uma vila com as casas cobertas de neve, peculiar dos temas de Natal.

O coordenador municipal de Indústria e Comércio, Lauro Alcântara, explica que muito do material utilizado na construção do cenário são objetos reciclados, tais como, garrafas pet descartadas. “Todo esse trabalho qualifica os reeducandos que estão no Projeto para que no futuro saiam com uma profissão, porque eles aprendem os ofícios de pintor, serralheiro, soldador, marceneiro, carpinteiro, jardineiro e muitas outras profissões”, salienta Lauro.

 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

O poder de cura é o poder da palavra

28/11/2018 - 15:18