Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Começou Mutirão de Limpeza contra a dengue
Por assessoria
03/12/2018 - 12:00

Foto: assessoria

Começou nesta segunda-feira (3) o Mutirão de Limpeza na cidade, distribuindo panfletos e alertando para o perigo de manter recipientes que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue. Os caminhões da Prefeitura estão fazendo a coleta de entulhos. O trabalho está previsto para 14 bairros no dia de hoje. Os demais estão programados os próximos dias desta semana.  É um trabalho da Prefeitura com a Secretaria de Saúde, através da Unidade de Combate à Endemias, tendo como parceiros o Exército Brasileiro, Secretaria de Infraestrutura e Logística (Obras) e Autarquia Águas do Pantanal.

Com a volta das chuvas se agrava a infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zica e Chikungunya , o Aedes aegypti. A Prefeitura, através dos agentes de combates à endemias, redobrou o número de ações por causa disso e colocou em campo um batalhão de agentes e parceiros na luta contra ainfestação desse mosquito perigoso.

Veja se seu bairro está programado para o Mutirão de hoje, segunda-feira, dia 03 de dezembro:
Jardim Solução, Jardim Padre Paulo, Residencial Aeroporto, Vista Alegre, Betel, Vila Nova, Santa Amélia, Cavalhada I, Santa Rosa, Residencial Dom Máximo, Vila Irene, Tancredo Neves, Cohab Nova, Massa Barro.

Situação de risco
A situação é considerada de alerta geral, segundo o coordenador dos agentes de combates à endemias, Mauro Márcio de Carvalho. Ele cita que o “Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)” apontou em Cáceres um índice alarmante para oproblema. Segundo o último LIRAa, Cáceres está com um índice de infestação do mosquito da Dengue da ordem 4,3%. “É um índice alto, que classifica o município como de alto risco de epidemia de Dengue, que junto pode trazer a Zica e Chikungunya, todas transmitidas pelo mesmo mosquito”, alerta o coordenador. O LIRAa é um trabalho feito a cada dois meses.

Para levantar os índices, a cidade foi dividida pelos agentes em 5 setores, sendo que em 4 dias é possível fazer cada levantamento, por amostras. Nas amostragens, são apresentados, além do índice de mosquito, o tipo de recipientes onde estão sendo encontrados e criadouros naturais, que são algumas plantas.

Segundo o agente, o trabalho de combate está sendo realizado pela Prefeitura, através dos agentes de endemias, porém, é muito difícil convencer a totalidade da população para prevenir a produção de criadouros do mosquito. “A gente observa que há muita negligência. A maioria das notificações são feitas para residências, onde há moradores. Infelizmente, as reincidências são frequentes, por mais que façamos o trabalho de conscientização sobre os perigos que o mosquito oferece para a saúde de todos”, destaca Mauro, apontando que os maiores vilões como criadouros são caixas d’água, baldes, tambores, latas garrafas, plásticos e pequenos objetos que juntam água, como tampas de garrafa. Há ainda os pneus abandonados ou mal acondicionados em algumas borracharias.

Datas e locais assim pré-definidos:

Dia 03 - Segunda-Feira

Jardim Solução
Jardim Padre Paulo
Residencial Aeroporto
Vista Alegre
Betel
Vila Nova
Santa Amélia
Cavalhada I
Santa Rosa
Residencial Dom Máximo
Vila Irene
Tancredo Neves
Cohab Nova
Massa Barro

04 - Terça-Feira

Maracanãzinho
Santa Izabel
Jardim do Trevo
Tia Ainda
Jardim Guanabara
Lavapés
Poupex
São José

DNER

Vila Espírito Santo
São Jorge
Residencial Bandeirante
Residencial Universitário
Boa esperança
Jardim Italia
Santos Dumont

05 - Quarta-Feira

Empa
Jardim Imperial
Jardim Paraiso
São Miguel
Área Militar
Ponte
São Luiz
Santa Cruz
Rodeio
São Lourenço

06 - Quinta-Feira

Jardim Primavera
Vitória Régia
Nova Era
Mutirão do Garcês
Distrito Industrial
Res. da Serraria Cáceres
Jardim Panorama
Cidade Nova
Junco
Jardim Marajoara
Vila Real
Jardim União
Santo Antônio

07 - Sexta-feira

Centro
Cohab Velha
Vila Mariana
Monte Verde
Cidade Alta
Cavalhada II
Santo Ângelo

Só para lembrar:

A dengue é uma doença febril aguda transmitida pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti. Não há tratamento específico para o paciente com dengue. É considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. De acordo com os profissionais, o crescimento da indústria de embalagens descartáveis e a expansão desorganizada dos centros urbanos, aliados a fatores climáticos, tornam praticamente impossível, em curto prazo, erradicar o mosquito da dengue.

Com a intensificação das chuvas quais os cuidados a serem tomados?

Com a intensificação das chuvas a população deve ficar atenta em relação aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.  Os cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água contribui para o aumento de focos. Todos os cuidados com os pequenos reservatórios como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros recipientes são indispensáveis, uma vez que podem se tornar criadouros do mosquito.

Quais os perigos que esse período oferece?

Devido às chuvas consequentemente há um aumento dos criadouros que podem desencadear um surto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como a dengue, chikungunya, Zika vírus e também a febre amarela.

Qual o papel da Vigilância diante disso?

A atuação da Vigilância em saúde é permanente, as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental estão integradas para reforçar o trabalho de combate ao Aedes aegypti, desenvolvendo ações de fiscalização, notificação, orientação, divulgação de informações sobre as doenças transmitidas, e os agentes de combate às endemias durante as visitas nos imóveis, fazem a vistoria, dão orientação sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a formação de criadouros e averiguam se existem locais nas casas e terrenos baldios que possam servir para a reprodução do mosquito a fim de eliminar os focos.

Para mais informações
Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cáceres
Telefone: (065) 3223-1500 - Ramal 1545.
Rua Olavo Bilac nº 01 Quadra 05, Bairro Monte Verde

Carregando comentarios...

Artigos

O poder de cura é o poder da palavra

28/11/2018 - 15:18