Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Nova gestão da Unemat toma posse na próxima terça-feira (18)
Por redação
13/12/2018 - 10:30

Foto: Moisés Bandeira

A nova gestão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), composta pelo reitor Rodrigo Bruno Zanin e pela vice-reitora Nilce Maria da Silva, tomará posse em cerimônia na manhã da próxima terça-feira (18.12), no Auditório Sophia Leite, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sicmatur), em Cáceres. A cerimônia terá início às 9 horas.

 

 

A gestão, que terá início no dia 1º de janeiro de 2019, comandará a Universidade até o dia 31 de dezembro de 2022. A posse da chapa eleita será feita pelo governador do Estado, Pedro Taques, ou por representante por ele. Também integra a programação a Missa em Ação de Graças, que será realizada na segunda-feira (17.12), às 19h30, na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Cohab Velha, em Cáceres.

 

 

Reitor e vice-reitora

 

 

O reitor eleito da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Instituição, é doutor em Ciências Cartográficas, graduado em Matemática e atua na gestão da Instituição desde 2009. Anteriormente ao cargo de pró-reitor, Rodrigo Zanin foi diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário de Sinop nos anos de 2009 a 2014.

 

 

A vice-reitora eleita, professora Nilce Maria da Silva, é doutora em Linguística, graduada em Letras pela Unemat e já ocupou diversos cargos de gestão na Universidade. Atualmente dirige a Gestão de Educação a Distância e coordena a Universidade Aberta do Brasil/Unemat, ambos desde 2015.

 

 

Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Unemat, os futuros gestores da Instituição afirmam que adotarão o perfil da gestão participativa. “É importante deixar claro que o diálogo constante com a comunidade acadêmica será o principal perfil desta nova gestão, que é uma continuidade da atual. A gestão atual inaugurou esse formato, e nós também teremos como prioridade manter e ampliar os espaços de diálogo”, explica o futuro reitor, Rodrigo Zanin.

 

 

“Entre as possibilidades da gestão participativa, podemos apontar o Planejamento Estratégico Participativo (PEP), que possui uma participação de toda a comunidade acadêmica, e nossos colegiados, que são instâncias de discussão política, administrativa e financeira, com condição de discutir, propor, aprovar e encaminhar as discussões da Universidade. Ainda assim, nossos câmpus, polos e núcleos precisam ser mais visitados e a comunidade acadêmica mais ouvida em suas solicitações e demandas”, afirma a futura vice-reitora, Nilce Maria.

 

 

A entrevista completa pode ser conferida clicando aqui.

 

 

Equipe

 

 

O reitor eleito da Unemat anunciou, ao lado da vice-reitora eleita, os nomes dos pró-reitores de sua gestão durante a 3ª sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), realizada no dia 31 de outubro.

 

 

Para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação foi escolhido o professor Alexandre Gonçalves Porto, do Câmpus de Barra do Bugres, atual pró-reitor de Gestão Financeira.

 

À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atualmente ocupada por Rodrigo Zanin, assume o professor Anderson Fernandes de Miranda, que hoje exerce o cargo de diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Tangará da Serra.

 

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura será comandada pela professora Leonarda Grillo Neves, do curso de Agronomia do Câmpus de Cáceres.

 

 

Para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis foi anunciada a professora do Câmpus de Alto Araguaia, Antonia Alves Pereira, que atua como diretora de Gestão Acadêmica na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

 

 

O técnico Tony Hirota Tanaka, atual diretor de Unidade Regionalizada do Câmpus de Tangará da Serra, assumirá a Pró-Reitoria de Administração.

 

 

À frente da Pró-Reitoria de Gestão Financeira foi anunciado o professor Ricardo Keichi Umetsu, hoje diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Nova Xavantina.

 

 

E a Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação coube ao professor Luís Fernando Caldeira Ribeiro, que atualmente é o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Alta Floresta.

 

 

Zanin explicou que a escolha das pessoas para suceder a equipe que encerra a gestão em 31 de dezembro foi pautada pelas propostas de gestão elencadas durante a campanha. E o reitor que assumirá a gestão lembrou que os futuros pró-reitores aceitaram a tarefa em um momento difícil, em que enfrentarão desafios estaduais e nacionais. E disse ainda que é preciso nunca esquecer: “A razão de existir da Unemat são os nossos alunos, eles são prioridade, e a prioridade máxima é a nossa sociedade”, frisou o reitor eleito.

 

 

Eleição

 

 

Rodrigo Zanin e Nilce Maria foram eleitos com 64,8% dos votos válidos. Dentre os 7.866 discentes, 602 docentes e 489 técnicos votantes, a chapa vencedora obteve 5.093 votos de estudantes, 383 de professores e 323 de profissionais técnicos. Os dados da apuração podem ser conferidos clicando aqui.

 

A eleição foi realizada no dia 7 de junho, com os resultados totalmente apurados no dia 8 de junho. O resultado oficial ainda passou pela homologação do Conselho.

 

Carregando comentarios...

Artigos

A fronteira

13/12/2018 - 10:14
Artigos

Saber usar nossos momentos

13/12/2018 - 10:11
Artigos

O homem moderno e o espaço público

13/12/2018 - 10:07