Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Luz prossegue no combate contra abusos sexuais
Por Clovis de Almeida / Assessoria PMC
17/12/2018 - 18:38

Foto: assessoria

Já está no 20º dia de palestras o “Projeto Luz - Cáceres protege as suas crianças e adolescentes”, para ajudar crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais. É um curso de capacitação a futuros integrantes do Projeto, alcançando cerca de 2.850 pessoas que deverão ser capacitadas até o final. As palestras estão sendo realizadas no auditório da Fapan, sempre na parte da manhã, para pessoas de vários segmentos da sociedade e profissões. Do quadro de servidores municipais participam profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde.

Nesta segunda-feira (17), uma das palestrantes foi a promotora de Justiça de Cáceres, Taiana Castrillon. Falando à reportagem logo após falar aos participantes do curso, ela explicou que esse projeto já foi realizado com sucesso em Nova Mutum e Cuiabá, objetivando preparar pessoas para compor uma rede de proteção às crianças e adolescentes, formada por todos que prestam um atendimento aos menores, como os profissionais da Educação municipal e estadual, Saúde, Ação Social, Polícia, Judiciário, Conselho Tutelar, rede particular de ensino e todos os demais que possuem contato com os jovens e crianças.

A promotora informa que os dados sobre abuso sexual do menor em Cáceres são alarmantes. “A Organização Mundial de Saúde revela que uma em cada quatro meninas e um em cada três meninos é vítima de abuso sexual antes de completar 13 anos e idade”, conta Taiana, revelando que surgem na Promotoria cerca de três a quatro casos de denúncias por semana, envolvendo abusos. “São dados alarmantes e preocupantes, no sentido de que alguma ação deve ser feita para priorizar o atendimento. E, quando há uma padronização de todos os setores, temos uma proteção maior”, garante a promotora.

Mais de 90% dos casos de abusos sexuais ocorrem em ambientes domésticos, onde convivem vítimas e agressores, segundo Taiana. “Geralmente está envolvido o pai, mãe, tio ou amigo da família. O agressor vale-se do ‘pacto do silêncio’, do medo e da pressão que exerce sobre a criança, pois ali ela recebe referências e abusos. É difícil revelar isso, fazendo com que progrida a escala da violência”, esclarece.

Finalizando, a promotora resume que a capacitação já completa um mês e meio e os resultados já estão acontecendo, com aparecimento e atendimento de vários casos. A ideia do Projeto é trazer as ocorrências de abusos à luz, a fim de que haja ações sobre a impunidade. A criança precisa de informação para conseguir entender quando seu corpo está sendo ameaçado e o um dos objetivos do Projeto Luz é levar essa conscientização, começando por instrutores e pais. Objetivo que fica mais fácil com a preparação das pessoas que participam desse Projeto.

Em dias anteriores, a secretária de Educação e vice-prefeita, Eliene Liberato, também participou das palestras do curso do Projeto, onde resumiu a importância de iniciativas como esta. “O município de Cáceres se une aos demais parceiros para juntar todas as forças possíveis numa grande cruzada contra esse mal que vive escondido na sociedade, entre as famílias, principalmente nas mais vulneráveis. É nossa obrigação empreender esforços para preparar ferramentas de combate. E essas ferramentas estão entre os diversos segmentos da sociedade, que emprestam um pouco do seu tempo, de seu trabalho, para aprender e ensinar. Só assim, juntos, podemos lutar contra um inimigo que vive pertinho sem que a gente saiba. Temos que proteger nossas crianças e adolescentes, por isso, parabéns a todos os envolvidos nesse Projeto”, parabenizou Eliene.

Entre os parceiros do projeto estão a Prefeitura de Cáceres, por meio das secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, e o Governo do Estado, por meio das secretariais estaduais de Saúde (SES), Educação, Cultura e Esporte (Seduc) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Poder Judiciário, Politec, polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Faculdade do Pantanal (FAPAN), Poder Judiciário, Hospital Regional, Hospital São Luiz, entre outros.

Carregando comentarios...

Artigos

Que país é este?

13/12/2018 - 10:41
Artigos

A fronteira

13/12/2018 - 10:14
Artigos

Saber usar nossos momentos

13/12/2018 - 10:11
Artigos

O homem moderno e o espaço público

13/12/2018 - 10:07