Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat conta com quatro psicólogos para atendimento à comunidade acadêmica
Por Nataniel Zanferrari
04/01/2019 - 13:02

Foto: Ilustrativa

A maioria da população sofre de alguma desordem psicológica, seja ela estresse, ansiedade ou depressão, e com os alunos, professores e profissionais técnicos de uma universidade esta realidade não é diferente.

Tendo em vista este fato, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) disponibiliza, desde julho, atendimento psicológico para a comunidade acadêmica, após a contratação de quatro profissionais da Psicologia para atender as demandas da Instituição.

Divididos em quatro polos, os psicólogos estão lotados em quatro câmpus: Barra do Bugres, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra, dos quais eles atendem toda a Universidade. O psicólogo Alex Stinghen, lotado em Sinop, cuida do Polo 1, que atende os câmpus de Alta Floresta, Colíder, Juara e Sinop. O Polo 2, sob responsabilidade do psicólogo Caio Felisberto, compreende as unidades da Unemat em Diamantino, Nova Mutum e Tangará da Serra. A psicóloga Josilene Pereira, responsável pelo Polo 3, atende à comunidade acadêmica de Cáceres e Pontes e Lacerda. Já a psicóloga Rosana Lima é a responsável pelo Polo 4, atendendo aos câmpus de Alto Araguaia, Barra do Bugres, Luciara e Nova Xavantina.

Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo, dependendo da situação. Basta entrar em contato (telefones disponíveis abaixo) e agendar o atendimento. “Além de terapias individuais e em grupo, também realizamos palestras, como a sobre Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, que realizei em Juara, ou uma sobre a Síndrome de Burnout, realizada em Alta Floresta”, disse o psicólogo responsável pelo Polo 1,Alex Stinghen.

Os psicólogos também elaboram material para distribuição entre os servidores, como o panfleto sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, que foi veiculado em setembro.

“Não atendemos toda comunidade acadêmica. Afinal, são mais de 22 mil alunos para quatro psicólogos. Somos responsáveis pelo atendimento de servidores, sejam técnicos ou professores, e atendemos alunos quando há disponibilidade de horários”, explica o psicólogo Alex Stinghen.

“Os alunos e servidores vêm até mim, eu começo os atendimentos, onde abordo questões tanto pessoais quanto profissionais e acadêmicas”, explica a psicóloga Josilene Pereira, responsável pelo Polo 3. “Muitos chegam aqui e questionam se trataremos somente sobre assuntos Unemat, mas todos têm problemas fora daqui também, então abordamos tudo que incomodar o paciente”, afirma a psicóloga.

Os câmpus onde os psicólogos não estão lotados, também serão atendidos, através de consultas online, conforme regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). “Temos o primeiro atendimento pessoalmente, um encontro cara-a-cara, e os outros serão via Skype”, disse Josilene.

“Caso tenhamos uma demanda muito grande, estamos estabelecendo uma parceria com o curso de Psicologia da Faculdade do Pantanal (Fapan) aqui em Cáceres para que exista a possibilidade de encaminhamentos”, explica a psicóloga responsável pelo Polo 3.

Já em Sinop, através de uma parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic), será disponibilizada uma sala pra que estagiários de Psicologia possam realizar atendimentos no Câmpus da Unemat. “No próximo ano, através de parceria com a Unic, teremos dois estagiários de Psicologia Organizacional que, em conjunto com os Recursos Humanos, desenvolverão um trabalho inédito na Unemat, voltado ao clima organizacional, perfil profissiográfico, realização profissional dos técnicos, terapias de grupo voltados à convivência e relações interpessoais”, contou Alex.

“Muita gente possui resistência a consultas com psicólogos, e eu peço para estas pessoas que estão percebendo que tem a sua resistência, que lutem contra ela e procurem um profissional, porque nós estamos aqui para atendê-los, para ajuda-los, para contribuir. O que é falado dentro do consultório não sai daqui, é somente entre eu e o paciente”, afirma Josilene.

 

POLO 1: SINOP

Psicólogo: Alex Stinghen

Atendimento: Alta Floresta, Colíder, Juara e Sinop

E-mail: psico.polo1@unemat.br

Telefone: (66) 996-714-005

 

POLO 2: TANGARÁ DA SERRA

Psicólogo: Caio Felisberto

Atendimento: Diamantino, Nova Mutum e Tangará da Serra

E-mail: psico.polo2@unemat.br

Telefone: (65) 999-185-711

 

POLO 3: CÁCERES

Psicóloga: Josilene Pereira

Atendimento: Sede Administrativa, Cáceres e Pontes e Lacerda

E-mail: psico.polo3@unemat.br

Telefone: (64) 999-691-699

 

POLO 4: BARRA DO BUGRES

Psicóloga: Rosana Lima

Atendimento: Alto Araguaia, Barra do Bugres, Luciara e Nova Xavantina

E-mail: psico.polo4@unemat.br

Telefone: (65) 999-893-862

 

Centro de Valorização à Vida (CVV)

Ligue 188

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Prefeitura intensifica vacinação em cães e gatos

02/01/2019 - 12:59
Utilidade Pública

Ganha Tempo já funciona no antigo Clube Humaitá

28/12/2018 - 09:51