Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Grande Jardim Padre Paulo tem altos índices de mosquito da Dengue, Zica e Chikungunya
Por Sinézio Alcântara
21/01/2019 - 13:49

Foto: Sinézio Alcântara

O município de Cáceres pode entrar na lista dos que estão em estado de alerta, no Estado, por infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya. Em alguns bairros como Jardim Solução, Padre Paulo, Betel, Tancredo Neves, COHAB Nova, Lava-pés, São Jorge e Espirito Santos, o índice de infestação predial chega a 5%. Ou seja: cinco vezes mais que o tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O combate à proliferação do mosquito pela Secretaria de Saúde é constante.

O elevado índice de infestação foi constatado no último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo aedes aegypti (Lira) realizado no mês de dezembro. A situação é preocupante porque, de acordo com o levantamento,  muitos moradores ainda não se conscientizaram da necessidade de auxiliar o setor público no combate a proliferação do mosquito. O levantamento constatou que 95% dos focos estão concentrados em residências.

“O combate a proliferação do mosquito é constante pela Secretaria de Saúde, mas a população tem que participar mais” clama o secretario Tony Mendes explicando que, além de campanhas orientativas de prevenção e combate a dengue, agentes da secretaria, em parceria com a autarquia Águas do Pantanal, estão vistoriando e recolhendo, principalmente, pneus, em pontos de possíveis criadouros, como borracharias. E, que, servidores estão sendo capacitados para esclarecer ainda mais a população sobre prevenção e combate a dengue.

Assinalou ainda que, a secretaria passará a autuar os moradores, principalmente, das casas onde, nas pesquisas anteriores foram constatados, focos do mosquito. “Infelizmente vamos ter que autuar os moradores reincidentes. Vamos encaminhar a relação dos nomes ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas necessárias para responsabilizá-los”.

Em 2018, conforme a Secretaria de Saúde foram feitas 167 notificações de dengue, dos quais 35 casos foram confirmados; 64 notificações de  chikungunya, deram positivos 21 e das 54 notificações de zica, nenhum caso foi confirmado. De acordo com o secretário Tony Mendes, a Secretaria de Saúde autuou em 2018, 8 moradores reincidentes que foram responsabilizados pelo Ministério Público através de uma Ação Civil Pública. O secretário destacou que a maioria das notificações foi feitas em hospitais da cidade.

Mendes informou que, atualmente, a Secretaria de Saúde, dispõe de um laboratório próprio, para realização de exames da dengue, localizado na sede do Ambulatório da Criança, onde todo trabalho é gratuito. Informou também que a Secretaria de Saúde recebeu do Governo Federal, uma viatura (caminhonete) para ser usada no trabalho de prevenção e combate a dengue. O próximo LIRA será realizado de 25 de fevereiro a 1 de março.  Dos 141 municípios de Mato Grosso, 98 estão em alerta de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o (LIRA), divulgado pelo Ministério da Saúde.

Carregando comentarios...