Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Negra/Unemat oferta 130 vagas para oficinas para cotistas negros, indígenas e de escolas públicas
Por Nataniel Zanferrari
13/02/2019 - 13:14

Foto: divulgação

O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está desenvolvendo o projeto de extensão ‘Permanência de cotistas na Unemat: Capacitação e manejo de ferramentas acadêmicas’. O projeto será executado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade e com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) e com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNud) e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH)

As inscrições deverão ser realizadas na sede do Negra, na Cidade Universitária, entre os dias 18 de fevereiro e 1º de março, das 14:30 às 17:30.

O projeto de extensão prevê a oferta e realização, de forma gratuita, de cinco oficinas com o objetivo de contribuir com ações de permanência de estudantes cotistas (negros, indígenas e egressos de escolas públicas) da Unemat no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

As oficinas que serão realizadas entre os meses de março e outubro, em datas e horários a serem definidos logo após a seleção de interessados e a realização da aula inaugural, prevista para o dia 23 de março.

O projeto oferecerá 130 vagas para estudantes regularmente matriculados entre o 1º e o 4º semestre dos cursos de graduação existentes em Cáceres, sendo que cada Oficina terá carga horária equivalente a 20 horas/aula entre atividades presenciais e não-presenciais. Os certificados serão entregues em novembro.

Os documentos necessários são ficha cadastral (fornecida no ato da inscrição), fotocópia de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), fotocópia de comprovante de endereço, fotocópia de documento de matrícula e histórico escolar (ou situação histórica para estudantes do 2º ao 4º semestre) e fotocópia de documento ou declaração da modalidade de ingresso (obtido na Secretaria de Apoio Acadêmico).

 

OFICINAS

1ª oficina: ‘Cuidados de si e gestão do tempo acadêmico’

Apoiar os estudantes em seu planejamento de estudos e integração acadêmica

 

2ª oficina: ‘Redação técnico-científica e elaboração de projetos’

Capacitar e familiarizar os estudantes com termos técnicos e científicos e na elaboração de projetos (pesquisa, extensão, iniciação científica, Pibid dentre outros)

 

3ª oficina: ‘As Línguas da Língua Portuguesa’

Tornar mais acessível o uso formal da Língua Portuguesa

 

4ª oficina: ‘Fronteiras e idiomas’

Superar eventuais gargalos existentes no aprendizado de uma língua estrangeira

 

5ª oficina: ‘Ambiência digital, redes sociais e ferramentas informacionais’

Carregando comentarios...