Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Livro que narra a história de Quatro Marcos foi lançado na última quinta-feira
Por Folha Regional
16/02/2019 - 14:34

Foto: reprodução

Pela primeira vez o município de São José dos Quatro Marcos terá sua história contada em livro. E será um livro importante para se conhecer como se deu o processo de criação e emancipação, bem como as lutas dos primeiros para tornar o local habitável e povoado, como vemos nos dias de hoje. Será, ainda, um prato cheio para concursos públicos, testes seletivos e citações acadêmicas.

O livro História e Memórias de São José dos Quatro Marcos é de autoria do escritor quatro-marquense L. C. Bordin. O lançamento aconteceu na última quinta-feira (14/02).

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Professor Ronaldo Floreano dos Santos, bem como o atual deputado estadual Doutor Gimenez, foram os prefaciadores desta obra que resgata os tempos primórdios de um povo que deu origem aos quatro-marquenses e transformaram o local nas terras de São José.

O prefeito Professor Ronaldo Floreano disse que “o leitor encontrará no livro uma versão completamente fundamentada e passará a conhecer os fatos minuciosos desse município que tem grande importância para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil”. Já o deputado estadual Doutor Gimenez explicou que “o livro é um material sério e histórico, e que certamente servirá de grande contribuição de pesquisas por alunos e mestres”.

SINOPSE DO LIVRO HISTÓRIA E MEMÓRIAS

Os habitantes da região Sudoeste, nos tempos primórdios, foram os índios Bororo Cabaçais. Eles usavam a poaia, um arbusto abundante na localidade, como remédio para curar seus males. Depois vieram os Bandeirantes, com a missão de catequizá-los e explorar suas terras em busca do ouro e da poaia.

Para fomentar e expandir as fronteiras agrícolas no Brasil, foi instituída a Marcha para o Oeste, em 1937. Mas foi uma ação posterior, considerada de Marcha para o Sudoeste de Mato Grosso, que desencadeou o início do povoamento da região. Esse fato culminou com a inauguração da ponte Marechal Rondon, em 1961.

Nessa nova Marcha, estavam entre os imigrantes os senhores Zeferino José de Mattos, Luiz Barbosa e Miguel Barbosa do Nascimento. Os três, com sítios vizinhos. Seus lotes de terras foram demarcados com quatro marcos fincados no cruzamento de duas picadas abertas para essa finalidade.

E os pioneiros e desbravadores foram chegando e adentrando a floresta. Para isso, abriam picadas no meio da mata virgem. A informação de fertilidade e fartura do solo colocava a localidade como uma “terra prometida” para eles.

Os pioneiros e desbravadores enfrentaram durezas. Mas a vontade de dar o melhor para os filhos sobressaiu nas dificuldades. Não tinham água: foi preciso abrir poços no meio da mata. Não tinham estradas. Não tinham comércio. E gastavam dias para chegar na cidade de Cáceres, onde faziam suas compras.

Uma escolinha de pau-a-pique foi construída numa clareira aberta na encruzilhada dos quatro marcos. Era o ano de 1966. Mas foi no dia 15 de junho de 1967 que a escolinha foi inaugurada em definitivo. E teve uma grande festa. E foi a partir de então que começou a saga para se construir uma cidade. E essa saga originou São José dos Quatro Marcos, batizada desde o início como sendo as terras de São José.

Carregando comentarios...

Educação

Meta promove curso de Libras em Cáceres

14/02/2019 - 13:08