Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
IFMT Cáceres realiza treinamento com técnicas de coleta e preparo de monolitos de solos
Por Edna Pedro/assessoria
29/03/2019 - 17:28

Foto: Lázaro Alecrim

Material confeccionado será apresentado no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

 

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, por meio da coordenação do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio promoveu treinamento de coleta e preparo de monolitos de solos ministrado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa, Walter Antônio Pereira Abrahão. Com início em 20 de março, o treinamento concluído nesta quinta-feira (28.03) envolveu acadêmicos e docentes do IFMT em Cáceres e de programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia e em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, e em Agricultura Tropical da Universidade da Federal de Mato Grosso. 

O monolito de solo é um corte vertical de um perfil de solo retirado, montado e conservado para exposição e estudos. As peças coletadas e preparadas durante o treinamento no IFMT, a partir das técnicas orientadas pelo professor Abrahão para preservar as características morfológicas dos solos, serão utilizadas como material didático para a difusão da Ciência do Solo e expostas na 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo que será realizado entre os dias 21 e 26 de julho, em Cuiabá.

“No final do congresso é realizada uma viagem de reconhecimento e correlação de solos. Esses perfis de solos são avaliados pelos especialistas. Então aqui, estamos preparando uma prévia para o congresso”, explica Abrahão. 

Durante o treinamento, os participantes realizaram atividades teórico-práticas em etapas de preparação, análise e coleta de perfis de solos com a retirada de monolitos brutos e a fixação, escultura, impregnação e acabamento em base de madeira. Além de Cáceres, foram preparados monolitos de solos coletados nos municípios de Salto do Céu, Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

O processo, que integra produção artesanal de escultura de monolitos de solos, resultou em peças que serão expostas para a comunidade interna do IFMT e, após o congresso, disponibilizadas como material didático ao Departamento de Agronomia da UFMT, em Cuiabá, e em Cáceres, no Laboratório de Solos do campus do IFMT.

Coleções de solos

De acordo com o coordenador do curso Técnico em Agropecuária, professor Juberto Babilônia, a partir do aprendizado da técnica de coleta e preparo de monolitos de solos, o objetivo é criar um grupo interinstitucional entre IFMT, Unemat e UFMT com perspectiva de produzir as coleções de solos representativos de Cáceres, da Região Oeste e de Mato Grosso.

“A ideia é a gente aprender a técnica e a partir desse conhecimento criar um grupo interinstitucional para produzir as nossas coleções. Outros estados já fizeram seus acervos de coleções de solos representativos de cada ordem ou classe, em Mato Grosso essa iniciativa seria pioneira”, afirma o professor que é Agrônomo e doutor em Geografia com ênfase em estudos dos solos.

“Então nossa proposta é começar com a coleção extraída de solos representativos de Cáceres, com início aqui no campus, confeccionar as coleções da região Oeste e buscar consolidar a ideia da coleção de todo o estado”, projeta Babilônia.

Palestra

Entre as atividades em Cáceres, o professor Abrahão, ampliou a agenda com a comunidade interna do campus ao ministrar palestra para servidores e alunos dos cursos técnicos e superiores sobre ‘Gênese de Solos aplicada à recuperação de áreas degradadas’.

Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, Abrahão apresentou experiências e estudos sobre como atuar a partir de fatores deorigem e formação do solo a exemplo de clima, rocha matriz, organismos vivos, relevo e tempo para criar condições e acelerar processos de recuperação de áreas degradadas por atividades como mineração, agricultura, irrigação e pastagem.

 

 

Carregando comentarios...