Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dr. Leonardo leva debate sobre Reforma da Previdência a Cáceres
Por Jardel P. Arruda
01/04/2019 - 12:44

Foto: assessoria

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Cáceres, na noite de sexta-feira (29/03), o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) detalhou à população trechos da proposta da  Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional. O parlamentar se posicionou contra aspectos como a redução do amparo a idosos em situação de vulnerabilidade social e ao fim das aposentadorias especiais para quem trabalha em ambientes insalubres ou perigosos.

 

"Não podemos ter pressa e aprovar nada a toque de caixa. O texto apresentado é muito cruel com o trabalhador rural, com o professor, com pessoas que colocam sua saúde e às vezes a vida em risco todos os dias no trabalho. Essas pessoas vão morrer sem se aposentar se a Reforma da Previdência for aprovada do jeito que aí está", afirmou Dr. Leonardo, em audiência pública convocada pelos vereadores Valdeniria Dutra (PSDB)  e Cezare Pastorello (Solidariedade), de Cáceres.

 

Entre algumas das mudanças propostas no texto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) à Câmara dos Deputados estão:  trabalhador passa a precisar de 40 anos de contribuição para se aposentar com 100% do salário ao qual tem direito, atualmente é preciso 30 anos;  o benefício de um salário mínimo para idoso em situação de vulnerabilidade (BPC) somente aos 70 anos, atualmente com 65 anos; trabalhador que sofre exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física não terão mais direito a aposentadoria especial após a aprovação da proposta de reforma.

 

O debate aconteceu na presença de representantes de sindicatos, professores e estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Todos puderam participar pontuando seus posicionamentos referentes à reforma, e fazendo perguntas ao deputado Dr. Leonardo para esclarecer dúvidas sobre a atual proposta.

 

Dr. Leonardo ainda criticou a falta de clareza nas regras de transição. Existem cinco regras diferentes, porém os detalhes, como "pedágios", não foram explicados pela equipe do Governo Federal. Pela interpretações de técnicos e estudiosos, os métodos são duros e vão dificultar a aposentadoria.

 

"O idoso que deu o suor durante toda vida, o jovem que precisa de perspectiva de futuro e o trabalhador que batalha todos não podem pagar o preço pelas irresponsabilidades e pelas fraudes que cometeram contra a Previdência. Todos precisam ter assegurado o direito de se aposentar com dignidade, cuidar da saúde, aproveitar os netos, como recompensa por uma vida de trabalho", concluiu o deputado.

 

De acordo com o deputado, o fim dos regimes especiais para quem trabalha em ambientes insalubres ou perigosos é condenar parcela da população a morrer antes de conseguir se aposentar.

 

A audiência contou ainda com a participação do vereador Rosinei (PV), dos deputados estaduais Valdir Barranco (PT) e Lúdio Cabral (PT).

 

Giro na Região Oeste - O deputado federal Dr. Leonardo ainda percorreu os município de Curvelândia, Mirassol D’Oeste, Indiavaí e Figueirópolis D’Oeste durante o final de semana. Em todos eles esteve reunido com vereadores, prefeitos, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e representantes da sociedade organizada.

 

O parlamentar ouviu demandas sobre a busca de recursos para a Região Sudoeste, principalmente nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura, e prestou contas do trabalho em Brasília.

 

“Este ano não tenho emendas minhas para liberar. Então começamos um aproximação para buscar projetos para liberação de emendas em 2020. Os projetos precisam ser apresentados até agosto e os municípios precisam estar em dia com as certidões. Também aproveitamos para falar sobre temas nacionais importantes para construir um Brasil melhor, como o Pacote Anticrime e a Reforma da Previdência. Essas discussões vão afetar a vida de todo brasileiro”, disse.

Carregando comentarios...