Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dr. Leonardo cobra do Ministério da Saúde investimento no combate ao mosquito dengue em MT
Por Jardel P. Arruda
15/04/2019 - 12:30

Foto: arquivo

O deputado federal Dr. Leonardo apresentou requerimento ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de informações sobre estratégia e atuação no combate a dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso. O documento contém solicitação dos valores repassados ao Estado e aos municípios entre 2016 e 2018, das operações financiadas com esses valores e outros detalhes necessários para a confecção de um diagnóstico dessas endemias tropicais.

 

“Esse assunto é preocupante. Como médico, tenho convicção de que o combate ao aedes aegypti, o mosquito da dengue, é fundamental para saúde pública em Mato Grosso. Não podemos esperar chegar novamente o período endêmico, precisamos nos antecipar e é por isso que solicitei essas informações. Em posse da estratégia do Governo Federal poderemos atuar para ajudar os municípios nas políticas de saúde”, afirmou Dr. Leonardo.

 

Conforme informações do Governo do Estado de Mato Grosso, ao final de 2018 um total de 98 dos 141 municípios estavam em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika ou chikungunya. As três doenças já causaram surtos em Mato Grosso e, por isso, o parlamentar quer estudar como tem sido a estratégia de combate ao principal vetor de transmissão.

 

A maior parte dos focos do mosquito da dengue são depósitos de lixo, seguido de depósito de água. Os focos domiciliares aparecem como terceira maior concentração de criadouros do aedes aegypti. Nesse último caso, a atuação dos Agentes de Combate às Endemias é crucial no controle da endemia.

 

Carregando comentarios...

Cidades

FAPAN abrigará estudantes do CEOM

15/04/2019 - 12:15