Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Professores da Unemat reagem ao anúncio do governo de corte de verbas e aderem à Greve Nacional
Por assessoria
13/05/2019 - 15:56

Foto: arquivo

Atos estão sendo preparadas para todo o Estado de Mato Grosso em protesto aos cortes orçamentários na Educação e Contra a Reforma da Previdência
 

Os professores de Universidade do Estado de Mato Grosso reagiram ao anúncio do governo de bloquear 30% dos orçamentos para educação neste ano e vão paralisar suas atividades na próxima quarta-feira (15) junto a outras universidade do Brasil. A paralisação foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na tarde de terça-feira (07) pelos professores da universidade. A paralisação tem como pauta a adesão de duas agendas nacionais, a Greve Nacional da Educação e a luta Contra a Reforma da Previdência, ambas no dia 15.

 

Os professores de todos os Campus irão paralisar as atividades durante os três turnos, retomando às atividades apenas na quinta-feira (16). A paralisação dos professores da Unemat soma a uma agenda do campo educacional, definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), integrando a data ao calendário de lutas aprovado no III Encontro Nacional de Educação (ENE).

A Greve Nacional da Educação é uma resposta a todos esses ataques que a educação pública, professores e professoras, estudantes, técnicos administrativos vêm sofrendo, com toda essa perseguição ideológica e política. Será um dia em defesa da educação pública, da liberdade de ensinar e aprender.

 

Para o Sindicato dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), a paralisação é uma tentativa de impedir que o desmonte do Estado promovido pelo capitão reformado avance definitivamente sobre o ensino público brasileiro. Além da agenda da educação, o dia 15 é parte de uma agenda nacional contra a Reforma da Previdência, na qual as centrais sindicais almejam a construção de uma Greve Geral.

 

Além da paralisação das atividades, as subseções da Adunemat, por meio de seus sindicalizados, promoverão atos em várias cidades no interior do Estado onde há Campus da Unemat. Muitas cidades já apresentam programação construída, como é o caso de Cáceres e Sinop. Em Cáceres uma passeata com panfletagem está programada para ter início às 8h da manhã do dia 15, encerrando a programação na Unemat com debates e programação cultural. Em Sinop, a programação tem inicia às 9h com palestras, seguida de feira de ciências e passeata, encerrando-se com uma extensa programação cultural na Praça Plínio Gallegaro.

Carregando comentarios...

Educação

UFMT faz campanha contra trote violento

09/05/2019 - 13:46
Artigos

Carnificina no trânsito

09/05/2019 - 13:42
Educação

MT tem 35 mil inscritos no Enem

09/05/2019 - 08:55