Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Lei do deputado Dr. Leonardo ganha destaque em campanha de prevenção ao suicídio
Por Jardel P. Arruda
20/05/2019 - 13:58

Foto: arquivo

A Lei Estadual 10.598/2017, que institui o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio em Mato Grosso, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) quando exerceu mandato de deputado estadual, ganhou destaque em documentário que está em divulgação em TV aberta e nas redes sociais.

 

Além de ser um dispositivo para criação de campanhas e estratégias para prevenção do suicídio, a Lei divulgada busca conscientizar as pessoas de que o preconceito que a depressão causa prejudica aqueles que sofrem dessa doença, que é a causa principal de suicídios.

 

“Sou pós-graduado em psiquiatria e trabalhei muito com pacientes com depressão. Como médico da família, tive contato com muitas pessoas que sofriam de depressão, contudo não sabiam ou tinham preconceito com a doença e por isso não se tratavam. Por isso pensei nessa lei, para ajudar as pessoas a entenderem que depressão realmente é uma doença. Ao mesmo tempo, a lei é um importante instrumento para combater o crescente número de suicídios”, afirmou Dr. Leonardo.

 

O documentário conta a história do empreendedor Social e autor do livro "Tenho Depressão. E agora?", Alan Barros, que superou a depressão e o transtorno de ansiedade. Coach em Psicologia Positiva em casos de Depressão e Ansiedade, ele passou a usar da experiência pessoal para ajudar pessoas a encontrar soluções a essas doenças.

 

Há cinco anos, ele criou o projeto “Tenho Depressão. E Agora?” que visa ajudar pessoas com a doença a buscar ajuda. Ele também escreveu um livro “Tenho Depressão. E Agora?”, que foi lançado em agosto de 2018, tem um canal do Youtube e criou um Grupo de Apoio Terapêutico chamado ‘#Fale’, que é gratuito e destinado a todos aqueles que sofrem com depressão, ansiedade e outras doenças emocionais.

 

Também participa do documentário a psicóloga Flávia Haddad e a coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV). A instituição trabalha na prevenção do suicídio e abraçou o projeto da Assembleia Legislativa.  

 

Assista a campanha: https://youtu.be/0HDPstQ7PHs

Carregando comentarios...

Polícia

União garante R$ 5 mi para fronteira

20/05/2019 - 12:24