Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Professores aprovam greve a partir do dia 27 e exigem RGA e aumento em MT
Por Folhamax
20/05/2019 - 17:58

Foto: arquivo

Os professores e servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) aprovaram a greve geral da categoria numa assembleia geral realizada em Cuiabá nesta segunda-feira (20). A paralisação começa na próxima segunda-feira, dia 27 de maio.

Os servidores exigem que o governador Mauro Mendes (DEM) deixe de promover as medidas que vem adotando para recuperação das contas públicas do Estado, dentre elas, o “congelamento” da Revisão Geral Anual (RGA) – um reajuste constitucional, previsto nos vencimentos dos servidores, que repõe nos salários os índices da inflação do ano anterior. Também consta da pauta dos servidores o cumprimento da chamada “Lei da Dobra do Poder de Compra” (nº 510/2013), que equipara os vencimentos dos servidores da educação aos dos demais profissionais de mesmo nível que atuam no Poder Executivo de Mato Grosso.

Após a definição pela greve, os servidores ligados ao Sintep-MT realizam um ato público em Cuiabá na tarde desta segunda-feira. Eles saem em caminhada da escola estadual Presidente Médici, onde ocorreu a assembleia, até a Praça Alencastro, na Capital.

Em vídeos que vem sendo postados na página do Facebook do Sintep-MT, o presidente do Sindicato, Valdir Pereira, esclarece que os servidores não irão aceitar a “pauta de retiradas de direitos”, tanto em nível estadual quanto federal. “Não aceitaremos a retirada de direitos enquanto essa for a pauta dos Governos tanto do Estado de Mato Grosso quanto Federal”, disse ele.

Na assembleia geral desta segunda-feira, uma das servidoras que tomaram a palavra no encontro foi a Coordenadora do Fórum Sindical e dirigente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), Edna Sampaio. Na mesma linha do presidente do Sintep-MT, ela também destacou que há um “projeto” em Mato Grosso, e também no Brasil, para retirar direitos dos trabalhadores, bem como recursos da Educação, sob uma alegada “crise” de falta de recursos. “A Educação é a mola propulsora da nossa sociedade. Ela move os desejos das pessoas. Neste momento em que há um Governo Federal e um Governo Estadual alinhados a um projeto de destruição de exclusão ainda maior dos direitos da classe trabalhadora, não é a toa que é a justamente a área da educação que se ergue contra esse projeto”, ressaltou ela.

Esta a primeira greve de uma categoria específica da gestão do governador Mauro Mendes, que chegou ao comando do Poder Executivo de Mato Grosso em janeiro deste ano.

Carregando comentarios...

Polícia

União garante R$ 5 mi para fronteira

20/05/2019 - 12:24