Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Nesta sexta e sábado, Marinha leva atendimento médico e odontológico a ribeirinhos de Cáceres
Por Edilson Almeida
24/05/2019 - 08:17

Foto: arquivo

O navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, da Marinha do Brasil, estará nesta sexta-feira (24) e sábado (25) em Cáceres para levar atendimento médico e odontológico para a população ribeirinha. Adquirido em 2008, o navio conta com uma enfermaria, duas cadeiras odontológicas e faz a distribuição de medicamentos e vacinas. Na tripulação, estão dois médicos e dois dentistas, além de quatro enfermeiros. A capacidade de atendimento ambulatorial é de 80 pessoas por dia e 40 atendimentos odontológicos.

A visita do navio atende solicitação do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que deve acompanhar o trabalho junto à comunidade de "Carne Seca", naquele município. "Esse trabalho é fundamental para essas populações que nem sempre contam com atendimento médico e odontológico e encontram muita dificuldade na aquisição de medicamentos e vacinas", diz o senador.

O navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano integra o projeto "Ribeirinho Cidadão", promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e inúmeros parceiros. No período de cheias no pantanal, esse projeto – que já está em sua 12ª edição – leva atendimento médico, judicial e de cidadania, além de educação ambiental a comunidades ribeirinhas que estão no pantanal e não têm como acessar esses serviços tendo em vista a precariedade das estradas, que ficam quase que submersas durante alguns meses.

Segundo o comandante Raphael Saidel da Costa, contra-almirante da Marinha, neste final de semana, entretanto, a visita do navio a Cáceres está fora da programação do projeto "Ribeirinho Cidadão".

Desde 2008, o navio já realizou cerca de 40 mil consultas médicas, 22 mil consultas odontológicas e mais de mil vacinações, além da distribuição de 1 milhão de medicamentos.
 
Além do senador, devem acompanhar a visita a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaína Riva, e os deputados estaduais Valmir Moretto e Dr. Gimenez.

Carregando comentarios...

Artigos

O desafio de educar sem punir

21/05/2019 - 11:00
Utilidade Pública

Sine MT abre mais de mil vagas de emprego nessa semana

21/05/2019 - 10:06