Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Assistentes sociais e bombeiro que salvou criança recebem homenagens em Sessão Solene na Câmara
Por Felipe Deliberaes
31/05/2019 - 09:30

Foto: assessoria

Aconteceu na última segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Cáceres, Sessão Solene para a entrega de certificado alusivo a homenagem especial (moção de aplausos) a um bombeiro e a vinte assistentes sociais do município. A moção foi proposta pelo vereador Claudio Henrique Donatoni (PSDB).

O primeiro homenageado foi Daniel Ribeiro Leite, bombeiro lotado na 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CIBM), estava sozinho em seu local de trabalho no último dia 14 de abril, quando em atitude de desespero a senhora Andressa Silva Bispo e seu esposo acorreram ao Corpo de Bombeiros com sua filha pequena, Brenda, ao colo, engasgada com um pirulito. Havia, inclusive, o risco de ser um caso fatal. Rapidamente, medidas de urgência e emergência foram tomadas pelo bombeiro, salvando uma vida.

Na cerimônia, Daniel agradeceu a todos os companheiros de profissão, a seus pais e à mãe da criança, e relatou sua história de vida até chegar ao Corpo de Bombeiros. Nascido em 1995, filho de bombeiro, participou de concurso do CIBM em 2013. "Quando vi o desespero da mãe da Brenda, lembrei da minha filha, de 2 anos de idade. Nem pensei direito: coloquei o dedo na garganta dela e felizmente consegui retirar o pirulito", relatou o bombeiro.

Em seguida, Zilda Teixeira Martins falou em nome das assistentes sociais homenageadas pelos relevantes serviços prestados à cidade. Ela agradeceu as entidades sindicais que atuam em defesa dos servidores e aos órgãos representativos da classe, e fez um apelo pela retomada da jornada de 30 horas semanais: "Após oito anos de jornada de 30 horas, recentemente fomos obrigados a retomar a jornada de 40 horas de maneira arbitrária, sem maiores explicações", relatou Zilda. 

A vereadora Elza Basto (PSD) parabenizou as assistentes sociais e ofereceu seu apoio à reivindicação das profissionais no que diz respeito às horas de trabalho. "Na assistência social trabalhamos muito com o coração, mas muitas vezes temos de agir com a razão. Isso exige responsabilidade e comprometimento", disse a parlamentar, que também é assistente social. Posteriormente, parabenizou também o ato de bravura do bombeiro Daniel.

O vereador Alvasir de Alencar (PP) congratulou as assistentes sociais e relatou que pretende fazer o curso: "Passei mais de três anos na coordenadoria da Secretaria Municipal de Ação Social e tive um aprendizado muito grande. Diria que já fiz um estágio na área", afirmou, também parabenizando a vereadora Elza por seu trabalho. Representando a Secretaria Municipal de Saúde, Erislaine Oliveira parabenizou em especial as assistentes do Sistema Único de Saúde (SUS), 

O autor das proposituras da noite, vereador Claudio Henrique Donatoni, registrou o destaque que as atuações do Corpo de Bombeiros têm recebido na imprensa cacerense. Quanto às assistentes sociais, o parlamentar explicou que o projeto dá ênfase à atuação no âmbito municipal, ao qual a Câmara Municipal também pertence e atua, mas estendeu os cumprimentos a todas as profissionais da cidade - servidoras municipais ou não. Finalmente, Claudio Henrique se colocou à disposição para a criação de uma Comissão envolvendo órgãos, pastas e indivíduos interessados na defesa dos direitos das assistentes sociais: "Vamos analisar a situação, fazer o diagnóstico da jornada das assistentes e propor reuniões aos secretários e posteriormente ao prefeito, buscando convencê-los a retomar a jornada de trabalho original", explicou.

Após as falas, os homenageados receberam certificados emoldurados e tiraram fotos com os parlamentares. A sessão se encerrou por volta das 21h.

Carregando comentarios...