Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mais de 300 profissionais da educação participam de formação em Cáceres
Por redação
06/06/2019 - 12:30

Foto: arquivo

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro) de Cáceres (225 quilômetros a oeste de Cuiabá) realizou uma formação para implantação do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT). A formação, que teve a participação de 335 profissionais da educação, foi dividida em três etapas divididas em dois dias cada – anos iniciais do ensino fundamental, anos finais e educação infantil, sendo esta última realizada na quinta e sexta-feira (30 e 31.05).

O diretor do Cefapro de Cáceres, Alessandro Gomes de Arruda, destaca que a formação ocorreu em parceria com a Assessoria Pedagógica e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cáceres. O curso foi realizado com a mediação de professores formadores que atendem as diferentes áreas do conhecimento.

“As duas etapas - envolvendo anos iniciais e anos finais - contou com a participação de representantes de cada escola municipal e estadual, em todas as áreas do conhecimento”, ressalta.

“No primeiro dia da primeira e segunda etapas, foram abordadas as concepções de educação para Mato Grosso, considerando-se a organização do Currículo de cada unidade escolar, além das metodologias ativas, avaliação, planejamento e a formação continuada. No segundo dia o estudo foi realizado por área do conhecimento”, frisa.

O diretor acrescenta que a etapa da educação infantil teve a colaboração de professores da SME de Cáceres e profissionais que realizam pesquisas e trabalhos na modalidade, juntamente com professores formadores do Cefapro de Cáceres. Nesta modalidade, participaram representantes das escolas municipais do polo do Cefapro composto por 11 municípios.

Além de Cáceres, o Cefapro abrange Araputanga, Glória d’Oeste, Indiavaí, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

Após esta formação, cada escola deverá organizar sua formação específica para estudo do DRC-MT. Como responsável por contribuir nas formações específicas, o Cefapro de Cáceres está à disposição das escolas.

Carregando comentarios...