Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Bebês prematuros participam de ação especial de festa junina no Hospital São Luiz
Por Comunicação Hospital São Luiz
14/06/2019 - 20:28

Foto: assessoria

foto: "método mãe canguru, só benefícios para os prematuros e suas famílias"

 

 

 

Prematura, com oito dias de vida, Aime já participa da sua primeira festa junina. Em uma iniciativa do Hospital São Luiz, unidade própria da Pró-Saúde em Cáceres (MT), ela e outros 11 bebês internados ganharam roupinhas temáticas e celebraram a festa junina com suas famílias, nesta sexta-feira (14/6).

Com a atividade diferenciada, as equipes da UTI Neonatal e do Serviço Social do Hospital São Luiz pretendem estimular o desenvolvimento da relação entre a família e o recém-nascido, além de amenizar a separação dos pais de bebês em recuperação na UTI.

Cleidion Rodrigues, pai da pequena Aime, conta que ele e a esposa Gracielly França se emocionaram ao ver a filha vestida a caráter. "É uma lembrança que vamos ter para sempre e quando ela crescer vamos contar a história dela. Sabemos que nossa filha é bem cuidada aqui, e a equipe está sempre nos orientando”, comemorou.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da UTI Neonatal do Hospital São Luiz, Luciana de Fátima da Silva, momentos como esse ajudam os pais a adquirirem confiança e fortalecem os bebês no período delicado de recuperação. Estimulados pelo método Canguru, os bebês ficam mais calmos e relaxados, influenciando diretamente na diminuição do tempo de internação. “O contato pele com pele do método estimula o ganho de peso mais rápido e ajuda no desenvolvimento respiratório, pois ao acompanhar a respiração da mãe, o bebê aprende com ela. O vínculo afetivo entre eles também é fortalecido”, destaca.

Os recém-nascidos prematuros do Hospital São Luiz são de famílias originárias de municípios vizinhos a Cáceres e, também, da Bolívia. Aqui, são atendidos por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos entre outros.

Além de todos os cuidados assistenciais necessários para os bebês, suas famílias também recebem atenção por meio de vários projetos de humanização. “O objetivo é reduzir ao máximo o impacto emocional dos pais diante da internação de seus filhos, bem como estimular os profissionais da saúde a realizar ações de integração e acolhimento humanizado”, afirma Ana Alice Sampaio, assistente social do Hospital São Luiz.

Sobre o Hospital São Luiz
Fundado em 1938, quando Cáceres ainda era um povoado, o Hospital São Luiz (HSL) nasceu quando o Frei Ambrósio Dayde, da Missão da Ordem Terceira Regular de São Francisco do Brasil, adquiriu uma casa com terreno para abrigar os enfermos, formando um “dispensário”, onde estava sempre a irmã Antônia Rodrigues, freira pertencente à Congregação do Instituto Imaculada Conceição. No mesmo ano, ocorreu a efetivação de convênio com o Estado de Mato Grosso. Em 1940, o dispensário foi transformado em hospital e, a partir da organização dos padres franciscanos, passou a chamar-se Hospital São Luiz. Em 1993, a Sociedade Educadora Beneficente Providência Azul, então proprietária da instituição, passou o Hospital São Luiz à Associação Congregação de Santa Catarina (ASCS). Em dezembro de 2018, após uma reestruturação, a ASCS transferiu a gestão da unidade para a Pró-Saúde.

 

O Hospital possui 156 leitos e atua com Clínica Médica, Cirúrgica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico com seis salas cirúrgicas. O HSL é referência para 22 municípios da Região Oeste do Estado e do país vizinho, a Bolívia. Conta com moderno parque tecnológico, com equipamentos e serviços de diagnóstico e de procedimentos médicos, como Ressonância Magnética, Tomógrafo, Densitometria, Ultrassom, Ecocardiograma, Cardiotocógrafo, Laboratório de Análises Clinicas entre outros.

 

O Hospital São Luiz também promove atuação social por meio de doações de alimentos não-perecíveis, brinquedos e conta com o trabalho voluntário junto aos enfermos.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Carregando comentarios...