Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Polícia Militar irá empregar tecnologia para garantir a segurança no 38º FIPe
Por Sinézio Alcântara
08/07/2019 - 16:58

Foto: reprodução

A tecnologia será empregada pela Polícia Militar na segurança do 38º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres, que acontece de 10 a 14 de julho. Uma Central de Monitoramento com câmeras com poder de longo alcance e visibilidade de ângulo de 360 graus será instalada na Praça de Eventos da Sicmatur para vigiar toda área do festival. Além disso, uma equipe de Cavalaria da Polícia Militar estará fazendo a segurança montada.

Ao todo, conforme o comandante do 6º BPM coronel Valdez Moura Tapajós serão empregados na missão 160 homens subdivididos em duas equipes. Uma para desenvolver a segurança durante o dia e outra a noite. O 6º Batalhão de Polícia Militar também irá receber um reforço de 50 policiais de vários batalhões de Cuiabá. Entre eles da guarnição da Policia Ambiental, Grupamento de Trânsito e do Batalhão de Cavalaria.

O Planto de Segurança, de acordo com o coronel Tapajós, também prevê o controle de entrada e saída de pessoas da área destinada a apresentação de shows artísticos. A ideia, conforme o oficial será impedir, com revista manual e detector de metal, a entrada de armas e drogas na arena. “Com esse controle vamos impedir a presença de criminosos no local. E, mesmo os que praticarem crimes  já lá dentro serão pegos porque terão que voltar pelo mesmo lugar que entraram”.

Policiais que atuarem na Central de Monitoramento, enfatiza o comandante, estarão mantendo contato em tempo integral com as demais equipes que estarão na segurança do evento. “Todo e qualquer atrito flagrado pelas câmeras serão informados, o local e as características dos envolvidos, para os policiais que estarão do lado de fora, que terão maior facilidade de localizar e prender o infrator” explicou.

Apesar de todo aparato na área do Festival de Pesca, o policiamento normal na cidade não será prejudicado, garante o oficial. “O reforço vindo dos batalhões da capital foi justamente para evitar que o nosso policiamento ficasse desguarnecido” disse afirmando que durante o evento que começa na próxima quarta-feira e encerra no domingo, será reforçada, principalmente, a segurança na área central da cidade onde estão localizadas as instituições de crédito.

“Não será afetado o policiamento nos bairros, a segurança do presídio, de trânsito e principalmente do centro da cidade. Vamos reforçar o efetivo nas proximidades dos bancos, casas lotéricas e demais casas comerciais de grande movimento”. Também farão parte da segurança, a Polícia Judiciária Civil, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Força Tática e Policia Rodoviária Federal.

Carregando comentarios...