Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Fogo Simbólico marca abertura oficial da Semana da Pátria em Cáceres.
Por assessoria
03/09/2019 - 07:40

Foto: assessoria

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação - SME   e a Comissão de Civismo, composta pela SME, 2º Batalhão de Fronteira - BFron, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, abriram oficialmente, na manhã desta segunda-feira (02/09), a Semana da Pátria com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico.

Diversas autoridades prestigiaram o evento e foram recepcionadas pelo Prefeito Francis Maris Cruz e pela Secretária de Educação Eliene Liberato Dias, representando a Comissão de Civismo.

A tocha foi acesa na Praça da Cavalhada e percorreu ruas tradicionais do centro histórico de Cáceres, sendo conduzida por corredores da ACICE, que participam de diversas competições. Marcos Egues (Cebola) Josias Barbosa (Papa Légua), Edson Oliveira, João Rocha, Nilson Moura e Odenir JR, representaram a entidade.

O Fogo Simbólico chegou a Praça Barão às 08 horas em ponto e a Pira da Pátria foi acendida pelo Coronel Antônio Hervé Braga Júnior, Comandante do 2º Batalhão de Fronteira. 

Na sequência   a Banda de Música do 2º BFron executou o Hino Nacional Brasileiro para o hasteamento da Bandeira do Brasil, que foi hasteada pelo Prefeito Francis Maris Cruz.

Alunos das escolas municipais 16 de março, do Distrito Nova Cáceres, e Eduardo Benevides Lindote, Jardim das Oliveiras, apresentaram dança e poesia, respectivamente, alusivas a Independência do Brasil. Já o Colégio Adventista participou com sua Fanfarra Mirim, abrilhantando o evento.

O Prefeito Francis Maris, em seu pronunciamento, insatisfeito com os ataques descabidos ao Brasil e a Amazônia, criticou a postura do Presidente da França, Emmanuel Macron, em atacar o Brasil.  Francis disse que o Brasil faz sim sua parte em proteger o meio ambiente. O prefeito também salientou que o civismo precisa ser trabalhado todos os dias e incentivou os cacerenses a colocarem uma Bandeira do Brasil, nas residências, prédios comerciais e instituições. “Trata-se de uma demonstração de resgate ao civismo, da história do nosso país e da formação cidadã  das nossas crianças. É a valorização da nossa cultura”, observou Francis.

Já Eliene Liberato, citou que o civismo precisa ser trabalhado todos os dias em cada unidade escolar, em cada aluno, em cada professor a importância que a data requer. “O Civismo tem que estar aceso, vivo. Estamos falando de Brasil, da nossa pátria,  da nossa casa, da nossa cidade, da nossa  escola. Falar da Independência é falar de cidadania, de respeito ao próximo, de valorizar a nossa história e nossos costumes”, pontuou a Secretária Eliene.  Ela aproveitou também para refutar o vandalismo ocorrido na Fonte Luminosa, na madrugada do último domingo.

O Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Vereador Rubens Macedo foi enfático ao solicitar, que independente de quem esteja a frente do executivo, o evento de abertura da Semana da Pátria deve acontecer todos os anos naquele local. “A Câmara sempre apoiará esse evento para que seja um sucesso, resgatando o civismo na formação cidadã das nossas crianças e adolescentes”, ponderou Rubens.

Representando as entidades militares, o Coronel Hervé, falou da importância desta integração civil e militar e exaltou o amor a Pátria. Hervé sugeriu que este sentimento não fique somente dentro do cidadão ou de sua família, mas que ele contagie também o próximo.

Ao final a Banda de Música tocou o Hino a Independência do Brasil.

A Prefeitura comunicou ainda, no encerramento da solenidade, que o tradicional Desfile Cívico, Militar, Escolar e de Associações, acontece no dia 07 de setembro, às 07h30, na Avenida Sete de Setembro.

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Prefeitura divulga escala médica do PAM para setembro

03/09/2019 - 07:37