Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Combate à criminalidade passa pela oferta de educação e trabalho para presos
Por Débora Siqueira | Sesp/MT
06/09/2019 - 10:04

Foto: Reinaldo Lima/PJC

O combate ao crime organizado passa pela recuperação da população carcerária. O alerta foi dado durante reuniões do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF) nos municípios de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá), Pontes e Lacerda (443 km a Oeste de Cuiabá) e Cáceres (220 km a Oeste de Cuiabá) com a sociedade local. O supervisor do grupo, desembargador Orlando Perri, alertou que não adianta virar as costas para os reeducandos negando-lhes oportunidades, pois a Constituição Brasileira não prevê prisão perpétua ou pena de morte.

“A segurança pública deve começar pelo sistema prisional. Nós não podemos combater a criminalidade se deixarmos o sistema prisional de lado. As estatísticas nos mostram que a imensa maioria dos reeducandos quando se dá oportunidades a eles, eles não voltam para a deliquência. Na verdade, eles são párias da sociedade, todos nós que estamos do lado de fora, achamos que quando a polícia prende alguém terminou o problema, mas o problema não termina aí. Nós temos que preparar os presos para o retorno à sociedade e isso se dá através dos estudos, da qualificação e do trabalho”, argumentou.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública participa das visitas do GMF em todos os pólos regionais e na discussão para melhorias no sistema penitenciário, mostrando projetos que dão certo em parceria com a sociedade, por meio do Conselho da Comunidade, Conselhos de Segurança Pública (Conseg) e com as prefeituras.   

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, concorda com o supervisor do GMF e destaca que a reinserção é fundamental para a saída definitiva do mundo do crime.

“Por meio do ensino profissionalizante, o trabalho e a educação, a população carcerária tem outra oportunidade. Temos realizado esse trabalho de enfrentamento e buscamos essa reinserção dos presos condenados e dos que estão no semiaberto”.

Mudança na legislação e incentivos

O desembargador Orlando Perri destacou que a mão de obra carcerária tem um custo muito menor para os empresários. Além disso, são trabalhadores que não faltam trabalho devido a remição. Como cada três dias de trabalho ou estudo significam menos um dia no cumprimento da pena, os reeducandos não têm interesse em faltar.

Perri destacou que o Estado tem uma lei que obriga empresas que contratam com a administração pública a contratar um percentual de egressos do sistema penitenciário. Ele sugeriu que as 141 prefeituras possam também criar legislações municipais estipulando percentual. 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Prefeitura divulga escala médica do PAM para setembro

03/09/2019 - 07:37