Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hospital Regional de Cáceres recebe nova aparelhagem da Secretaria de Saúde
Por Sinézio Alcântara
16/09/2019 - 11:23

Foto: Sinézio Alcântara
O governo do Estado retoma a reestruturação do Hospital Regional de Cáceres Antônio Fontes – HRCAF. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou à direção da unidade hospitalar 15 Monitores Multiparâmetros – aparelhos utilizados para monitoramento de sinais vitais de pacientes 24 horas e cinco Cardioversores – aparelhagem usada para tratamento de emergência clínica de arritmia em acompanhamento de pacientes graves.

O equipamento absolveu recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 576 mil. Referência hospitalar em trauma e emergência na região da Grande Cáceres, a nova aparelhagem, de acordo com o diretor administrativo, Onair Nogueira, dará ao Hospital Regional, maior qualidade na assistência ao paciente que necessita de tratamento intensivo, em Cáceres e toda região. A entrega dos novos aparelhos interrompe um longo período de mais de 10 anos de estagnação estrutural da unidade.

Muitos aparelhos existentes ainda são do ano da fundação do hospital em 2001.  E, a maioria, de acordo com o diretor, está obsoleta. O atendimento hospitalar da população é 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o diretor administrativo, no HRC, são realizados, em média, mensalmente, dois mil atendimentos de trauma e emergência. Cerca de 700 internações, 500 cirurgias e mais de cinco mil atendimentos ambulatoriais.

Além dos 15 monitores multiparâmetros e dos cinco cardioversores, conforme a direção, nos próximos dias, o hospital estará recebendo também 10 novos respiradores – aparelhos utilizados nas insuficiências respiratórias de pacientes.

Inaugurado no ano de 2001, o HRC se caracteriza ao longo de quase duas décadas, como referência na saúde pública, não apenas de Cáceres, mas em toda região Oeste do Estado, composta por 23 municípios mais duas cidades do Território Boliviano, o que representa uma referência hospitalar para quase 400 mil habitantes. Além da excelência em saúde pública, o hospital é um dos maiores geradores de emprego da região. Possui um quadro funcional de mais 600 colaboradores, entra servidores concursados e contratados.

A entidade conta com Ambulatório, Serviço de Atendimento a Diagnóstico e Tratamento (SADT), Neurocirurgia de alta complexidade, Cirurgias Ortopédicas, Geral e de buco-maxilo de média complexidade, Atendimento de Urgência e Emergência, UTIs adulta e pediátrica, Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue e Internações. Dispõe de mamografia, equipamento para atuar no diagnóstico precoce de câncer de mama, além de Oncologia Clinica e Cirúrgica.

Agradecimentos

Diretor técnico do Hospital Regional, Hernandes Coutinho, através do Jornal Expressão, agradece o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, pelos trabalhos realizados em prol da saúde no Estado, assim como, por mais essa conquista dos trabalhadores do SUS pelo SUS.

Diretor administrativo, Onair Nogueira agradece imensamente, a secretária adjunto de Gestão Hospitalares, Deise Bocalon, por ter disponibilizado ao HRCAF os equipamentos que farão a diferença no tratamento dos entes que daqui necessitam.

Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do Estado, a servidora Célia Cristina Campos, em nome dos servidores do HRC, com apoio restrito do Sisma agradece o empenho dos gestores por mais essa conquista.
Carregando comentarios...

Polícia

Filha mata pai em Cáceres

16/09/2019 - 07:31
Artigos

Eu refém de mim

14/09/2019 - 09:21
Cidades

Casos de dengue aumentam 87,5% em MT

13/09/2019 - 09:31