Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Escola Municipal Raquel Ramão da Silva e cineasta Leandro Peska produzem documentário
Por Esdras Crepaldi/assessoria
18/09/2019 - 14:43

Foto: assessoria

Como forma de homenagear os 71 anos da escola, e os 91 anos da Professora Raquel Ramão da Silva, que empresta seu nome para a unidade escolar, as professoras Dionila Tavares, da disciplina de língua portuguesa e Rosângela Rocha, de artes, criaram o projeto Oficina de Cinema na Escola Raquel Ramão da Silva.

A proposta pedagógica, trabalhou a produção de texto e entrevistas sobre a história de vida da professora Raquel.

Segundo a professora Dionila Tavares, os alunos do sétimo ano, estão produzindo um documentário cinematográfico com todo material de pesquisa colhido por eles. “ Fico feliz em acompanhar todo esse movimento. A escola ainda é o ponto de partida para produção de texto, foi surpreendente”, avaliou Dionila.

Outra idealizadora do projeto, a professora Rosângela Rocha, citou que o evento termina com uma oficina de cinema, ministrada pelo cineasta cacerense Leandro Peska. Para ela a construção coletiva dos alunos, subtraída de depoimentos da própria professora Raquel, de ex-alunos, professores ativos e inativos e a vasta comunidade escolar do Bairro Rodeio, termina com um documentário cinematográfico. “É uma produção, um documentário que deve servir como memória, um objeto de estudo. Raquel Ramão foi uma mulher que esteve sempre à frente do seu tempo, uma referência feminina, uma desbravadora que contribuiu na construção da escola de antes e na escola de hoje”, observou Rosângela.

Já Débora Barbosa Zanata (12), aluna do sétimo ano do ensino fundamental, disse que não conhecia a professora Raquel e nem sua história de vida. “Após nossas entrevistas pude conhecer uma mulher batalhadora e muito dedicada a educação. Estamos prestando uma grande homenagem a ela”, avaliou Débora.

Outra profissional da educação, a professora Marina Fraga, diretora da escola, pontuou que ela também se surpreendeu com muitas histórias e fatos contados pela homenageada. “Estamos realizando uma reverência justa a esta mulher, exemplo de educadora, que deixou um grande legado a esta escola e a comunidade do Rodeio”, reconheceu Marina.

A diretora contou que esta não é a primeira homenagem que a escola presta a ela. “Este ano nós trouxemos ela para o desfile de 07 de Setembro. Ela desfilou em carro aberto e foi uma das atrações da escola e da parada cívica”, bradou Marina Fraga.

Toda a produção dos alunos das professoras Dionila e Rosângela, culminou com uma oficina cinematográfica ministrada pelo cineasta cacerense Leandro Peska.

Ele apresentou equipamentos como câmeras, microfones, monitores, fones de ouvido para os alunos se familiarizarem com um set de filmagem, já que eles irão produzir o documentário Raquel Ramão da Silva.

Leandro explica que homenagear a história de vida da professora Raquel , sua memória e suas realizações ainda em vida, comprova a dignidade e a honra deste tributo.

O cineasta que vai dirigir o documentário confidenciou que uma das motivações para estar ali, oportunizando uma oficina e dirigindo um documentário com os autores do enredo, foi a participação dos próprios alunos, agentes desta história, pessoas de 12 a 14 anos, entrevistando uma senhora que há 71 anos ministrava aulas e começava sua trajetória na educação, na escola que leva o nome dela, Raquel Ramão da Silva . “Isto é motivador”, enaltece Peska.

Leandro revelou que está muito motivado para a produção deste trabalho. “ É uma obra bastante sensível, que vou coordenar, ajudar tecnicamente, porém os grandes autores são os jovens alunos e isto me instiga, me inspira a dirigir e contribuir com meus conhecimentos” ressaltou o cineasta.

O documentário será exibido no dia 19 de outubro, mês de aniversário da escola, em uma noite cultural. A data do aniversário de fundação, que em 2019 completa 71 anos, é dia 29. “Será um orgulho para nós exibirmos esta produção na presença da professora Raquel Ramão da Silva, das professoras idealizadoras, dos alunos que produziram o roteiro e de toda comunidade escolar”, finalizou a diretora marina Fraga.

Carregando comentarios...

Cidades

Quase tudo pronto para a ExpoCáceres

18/09/2019 - 11:07
Polícia

Filha mata pai em Cáceres

16/09/2019 - 07:31