Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Deputado comemora reativação do ‘Posto do Limão’ em Cáceres
Por redação
19/09/2019 - 05:14

Foto: arquivo

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) comemorou a instalação da nova base operacional do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), no município de Cáceres (250 km a oeste da capital). O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), na BR-070, com a presença do governador Mauro Mendes e do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

“Após 10 anos, sem dúvida a reabertura é uma grande conquista para mais de 20 municípios e milhares de famílias dessa região que fazem fronteira com a Bolívia e estão em uma área sensível à criminalidade”. O parlamentar explica que a reabertura foi uma indicação feita por ele no início de mandato, no mês fevereiro deste ano.

De acordo com o governador Mauro Mendes, a obra aproximadamente de R$ 820 mil é resultado de parceria entre Governo, Prefeitura de Cáceres, Poder Judiciário e sociedade civil organizada. “Só neste ano a base apreendeu quase 5 toneladas de drogas, o que com certeza aliviou a criminalidade para milhares de famílias no estado, e o nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o policiamento dessa região”.

Com uma área total de 355,95 m², o Posto do Limão tem um espaço para atendimento ao público, alojamentos masculino e feminino, sala de exame, cozinha, banheiros, além disso, a nova sede contará também com posto de fiscalização com atendimento 24 horas. Durante a reinauguração, foram entregues pelo governador 45 fuzis para a tropa, a partir de uma parceria com Ministério Público.

Para o coordenador do Gefron, coronel PM José Nildo de Oliveira, mesmo a polícia militar estando presente nos 141 municípios mato-grossenses e ofereça atenção especial à fronteira, as necessidades de melhorias realmente são muitas e demandam sensibilização do governo federal. "Com melhor estrutura e integração, vamos impedir o tráfico estadual, nacional e internacional de drogas e os crimes advindos dele”.

O Grupo de Fronteira, com base operacional em Porto Espiridião, passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços há 17 anos (ano de 2002), atualmente possui 140 policiais que realizam patrulhamentos em rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes para repressão ao tráfico de drogas e contrabando, evasão de divisas e roubos de veículos.

Entre as outras autoridades presentes na solenidade estavam o deputado estadual Valmir Moretto (PRB), o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, autoridades dos municípios e representantes de produtores rurais da região.

Demandas da fronteira

A faixa de fronteira de Mato Grosso compreende cerca de 900 km de extensão, abrange um total de 28 municípios e cerca de 530 mil habitantes, sendo 382,8 mil em 23 municípios da região oeste. E a ação dos bandidos é cada vez mais violenta, com roubo seguido de cárcere privado. Por entender a carência de estrutura na área de segurança pública, Dr. Gimenez possui inúmeras indicações aos governos estadual e federal.

• Na esfera federal: a construção de uma penitenciária de segurança máxima em Cáceres, recursos para a construção de uma unidade própria da polícia judiciária civil (PJC) em Mirassol D’Oeste e viaturas para as polícias civil, militar e Gefron (Grupo Especial de Segurança de Fronteira), que devem ser 4 x 4 e com tração para rodar nas estradas da região.

• Na esfera estadual: a instalação de uma gerência do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no município de Porto Espiridião, localizado na linha de fronteira (divisa), e a aquisição de um helicóptero para agilizar o atendimento das ocorrências; a instalação de câmeras de segurança no modelo OCR (leitores ópticos de caracteres), com o intuito de contribuir com o serviço de inteligência desenvolvido; e também o aumento do efetivo policial na região.

Sobre o deputado

Luís Amilton Gimenez, 67 anos, conhecido como Dr. Gimenez, é médico com mais de 40 anos de profissão, voltado ao atendimento de crianças. Este é seu primeiro mandato como deputado estadual, representando o município de São José dos Quatro Marcos (300 km de Cuiabá), região oeste. Ele foi eleito com 12.058 votos nas eleições de 2018.

 

Carregando comentarios...

Cidades

Quase tudo pronto para a ExpoCáceres

18/09/2019 - 11:07