Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Bichos do Pantanal apresenta resultados de pesquisas no 14º Congresso Brasileiro de Ecologia
Por assessoria
27/09/2019 - 10:05

Foto: assessoria

A pesquisa científica é fundamental para conhecermos a realidade que nos cerca e assim tomar as decisões mais acertadas para atingir nossos objetivos. Mas tão importante como a pesquisa, difundir o conhecimento científico adquirido é fundamental para ampliar o alcance dos benefícios das informações e conhecimentos advindos da ciência.

É isso que a equipe de pesquisadores do Projeto Bichos do Pantanal patrocinado pela Petrobras, em parceria com a UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso) – vem fazendo em sua participação no 14º Congresso Brasileiro de Ecologia, que ocorre entre 22 e 26 de setembro em São Lourenço – MG. O projeto teve 5 trabalhos científicos aprovados para apresentação neste Congresso. São eles:

- USO DE REDES EM AMOSTRAGENS ECOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NO PANTANAL MATOGROSSESE;
- OCORRÊNCIA DE PEIXES COM POTENCIAL ORNAMENTAL NO PANTANAL MATOGROSSESE;
- DIETA DE TUVIRAS NO PANTANAL NORTE: COMPETIÇÃO POR MACROINVERTEBRADOS EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO – CÁCERES – MT;
- COLEÇÕES CIENTÍFICAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM ESTUDO DE CASO NO LABORATÓRIO DE ICTIOLOGIA DO PANTANAL NORTE – LIPAN;
- DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Pteronura brasiliensis EM ÁREA DE INUNDAÇÃO NO PANTANAL NORTE: BASES PARA SUA CONSERVAÇÃO.

Além de questões relacionadas à conservação de espécies, ecologia, os trabalhos apresentados pela equipe abordam também elementos da Educação Ambiental – como no caso das coleções científicas como ferramenta de ensino - e sustentabilidade econômica, abordada no trabalho sobre espécies de peixes com potencial ornamental. O grupo de pesquisadores do Bichos do Pantanal presentes no Congresso é composto por:

- Claumir Muniz – Coordenador de Pesquisa de Ictiofauna Bichos do Pantanal  e Professor da UNEMAT;
- Geisyelen Luzia – Pesquisadora bolsista;
- Wilkson Lopes – Pesquisador assistente;

Instituto Sustentar

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e parcerias nacionais e internacionais, dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental, promovendo pesquisas técnico-científicas, boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Projeto Bichos do Pantanal

Agora em sua segunda fase, o Projeto Bichos do Pantanal – patrocinado pela @Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, conquistou um prêmio e diversos resultados positivos entre 2013 e 2015, especialmente com as ações de educação ambiental, que envolveram 44 mil crianças e jovens do Pantanal.

Ao todo, 550 mil pessoas foram mobilizadas com as atividades. Estes resultados motivaram a renovação do patrocínio da Petrobras - por meio do Programa Petrobras Socioambiental – permitindo a continuidade dos estudos e atividades desenvolvidas pelo projeto. A área de atuação do Bichos do Pantanal abrange o município de Cáceres, o rio Paraguai, a Estação Ecológica Taiamã até Pacu Gordo, e também o município de Porto Estrela, região do entorno da Estação Ecológica da Serra das Araras.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org

Carregando comentarios...