Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mutirão retira toneladas de lixo do rio Paraguai em Cáceres
Por Correio Cacerense
15/10/2019 - 10:36

Foto: reprodução

Domingo (13), foi dia de mais um mutirão de limpeza do Rio Paraguai em Cáceres, o 31º da história, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), com apoio de Lanchas Araés, Marinha do Brasil, 2º Batalhão de Fronteira, Polícia Ambiental, Cruz Vermelha e integração de diversas entidades ambientalistas, clube de serviços, com participação ativa de voluntários.
 
Pela seriedade e importância do evento, muita gente deixou de ver o futebol na TV, beber sua geladinha no sofá, para abraçar a causa ambiental em defesa da natureza, limpando o lixo que pessoas sem o mínimo de civilização joga nas margens, orla, praias e leito do rio que circunda a cidade, dando vida à todos.
 
Numa rota de 240 quilômetros, 120 abaixo e acima do leito do rio, cinco embarcações de grande portes de apoio, 36 de porte pequeno, para coleta, se engajaram na limpeza, com 166 pessoas inscritas, distribuídas pelas embarcações para coleta do lixo em uma extensão dos rios Sepotuba ao Jauru, alheias ao forte calor reinante, com uma única preocupação, limpar o velho Paraguai. Este ano, o slogan da campanha foi: “Rio Poluído peixe ausente, Rio Limpo peixe presente, Povo contente,” e realmente todos estavam contentes durante o mutirão.
 
Os organizadores acreditam que a ação possibilitou uma limpeza de 80% do lixo, num total de seis caminhões e meio basculantes, entre plásticos, tambores, telhas de amianto, ferragens, lonas etc, a maioria se tratando de lixo doméstico descartado no rio. Mais uma vez, os detritos coletados foram expostos na Praça Barão, por decisão do prefeito Francis Maris, como forma de denúncia e alerta aos incautos.
 
Conforme Claudionor Duarte Correa, coordenador do mutirão, posteriormente todo o lixo será encaminhado para o centro de reciclagens, coordenado pela autarquia Águas do Pantanal e o retorno financeiro, revertido em prol da cooperativa de catadores.

Carregando comentarios...

Cidades

Onça invade residência em Cáceres

12/10/2019 - 13:41