Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
AL debate manejo do jacaré para aumentar peixes no Pantanal de MT
Por redação
21/10/2019 - 15:05

Foto: Ilustrativa

O auditório Licínio Monteiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) será palco, nesta terça-feira (22), de uma discussão sobre o manejo sustentável do jacaré em Mato Grosso, além de alternativas para o aumento de peixes no Pantanal. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP). “Levar à tona para todos os mato-grossenses discutirem e acharem uma forma para que os peixes possam não diminuir, mas aumentar. Que os rios continuem dando o sustento para tantas famílias que moram no interior do estado”, comentou o progressista.

O debate contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Ministério Público Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Embrapa), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de pessoas interessadas, como: agricultores, empresários e pesquisadores do ramo.

Segundo Araújo, a audiência servirá para levantar a discussão sobre o manejo sustentável do jacaré e as alternativas para o aumento dos peixes no Pantanal. “Entendemos que a proposta de lei da Cota Zero por parte do governo do estado tem trazido muita discussão, então a ideia central dessa audiência é encontrarmos a melhor solução para a manutenção do estoque de peixes em nossos rios. Temos que discutir para poder saber qual o melhor caminho a tomar”, disse Paulo Araújo.

 

Carregando comentarios...