Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Merendeiro capricha nos pratos e faz sucesso em escola da capital
Por Adilson Rosa | Seduc MT
31/10/2019 - 13:14

Foto: Albert Lima Secom MT

Preparar um grande número de refeições de qualidade é o desafio enfrentado diariamente pelos responsáveis pela merenda escolar. Considerada um dos pilares da educação, o Dia da Merendeira é celebrado neste 30 de outubro.

A função não é mais exclusividade das mulheres. Cada vez mais, homens se tornam responsáveis pela merenda escolar fornecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). É o caso do merendeiro Clebson Miranda Santana, responsável pela alimentação escolar no período matutino na Escola Estadual maria Hermína Alves, em Cuiabá. Ele faz dupla com a colega Natália Pereira Geigr que divide o trabalho de uma forma harmoniosa.

Para a dupla, uma educação de qualidade passa por uma boa alimentação. “Nós somos profissionais da educação. O reflexo de nosso trabalho está na sala de aula. E a cada dia, ganhamos respeito dos alunos”, ressalta.

A experiência na cozinha faz com que a dupla de merendeiros conheça a maior parte dos alunos. “Tem aluno que pede um pouco mais, outros já jogam uma parte fora. Então, sabemos quem tem interesse em repetir a comida. Os primeiros a chegar, são os que mais saboreiam a merenda escola. Ainda temos muitos alunos que fazem na escola a principal refeição do dia. E temos todo um carinho com todos eles”, explicam Clebson e Natália.

Clebson relata que se renova a cada dia que entra na cozinha, pois colocar amor no seu trabalho e recebe como recompensa a satisfação e o sorriso dos alunos. A dupla serve uma média de 600 refeições por dia.

O preparo começa às 06h para a refeição ser servida a partir das 8h30min para os alunos do projeto realizado no contraturno. Em seguida, a partir as 9 horas, os demais estudantes. Os dois merendeiros se revezam semanalmente na busca dos produtos no depósito e no freezer.

A dupla é responsável pelos pedidos e controle do estoque. Eles tratam diretamente com os fornecedores para agilizar os trabalhos. A partir do cardápio diário fornecido pelas nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o merendeiro já se adianta em solicitação os ingredientes para a refeição do dia seguinte.

“É assim. Um complementa o trabalho do outro. E com isso, ganhamos em agilidade. Ao final do expediente, estamos com a cozinha limpa e tudo pronto para o dia seguinte”, comemora Natália.

Novidade

Quando se apresentou na unidade no início de 2018, a direção achou que ele era um novo professor. “Chegamos juntos, eu e Natália. Primeira coisa que perguntaram, ao saber que iríamos trabalhar como auxiliares de nutrição é se éramos um casal. Explicamos que não, pois cada um tem sua família. Fiquei amigo do marido dela e ela, de minha esposa”, relata o merendeiro.

Nos primeiros dias, o trabalho de Cleberson era a maior novidade da escola e os alunos ficavam desconfiado ao ver um homem na cozinha. Com o tempo, ganhou confiança dos alunos.

Horta

A dupla de merendeiros já faz planos para o futuro. Eles participam do  projeto da horta da escola para o próximo ano. A primeira etapa já está quase pronta que é a compostagem feita em tambores. O material será utilizado na horta.

Poucos homens

A Seduc tem 2.962 apoios em nutrição escolar em seus quadros sendo que apenas 20 são homens. Esse pessoal de apoio é responsável pelo preparo de mais de 400 mil refeições diárias na rede estadual de ensino, incluindo cardápios especiais e escolas plenas.

Atendendo sugestão da categoria, a Seduc prepara vários cursos de formação para os profissionais. “Temos um pronto para ser realizado, inclusive com inscrições abertas. Como em qualquer categoria, a atualização dos profissionais é importante para otimizar os trabalhos”, explica o coordenador de alimentação escolar, Hesloam Maia.

 

 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Prefeitura oferece novos serviços no Ganha Tempo

29/10/2019 - 15:36
Artigos

O volante é seu troféu

28/10/2019 - 17:21