Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Jornal Estado de São Paulo (Estadão) produz WebSérie sobre o Projeto Bichos do Pantanal
Por assessoria
22/11/2019 - 12:14

Foto: assessoria

 

O Projeto Bichos do Pantanal – que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – foi pauta da equipe de jornalismo do Jornal O Estado de São Paulo, o Estadão. Mas desta vez o projeto, além de estar nas páginas do jornal, vem sendo veiculado em uma série de reportagens em vídeo na internet, na TV Estadão. A equipe de reportagem acompanhou nossos pesquisadores em suas expedições pelo rio Paraguai e documentou todo trabalho desenvolvido pelo Projeto, que pesquisa a biodiversidade e contribui para implantação Turismo de Observação de Vida Silvestre deste que é o mais preservado bioma brasileiro.

A WebSérie pode ser acessada clicando aqui.

 

Além da reportagem, foram produzidos quatro vídeos. Um mini documentário falando de todo o trabalho (assitir), um vídeo sobre as ariranhas (assistir), um vídeo sobre o turismo sustentável – um dos objetivos dos trabalhos do Projeto Bichos do Pantanal (assistir), e um vídeo de nosso pesquisador chefe contando uma história sobre as onças-pintadas da região (assistir).

 

Assista a esta WebSérie – que traz imagens lindas do rio Paraguai, animais e plantas do Pantanal e muitas histórias pitorescas sobre o trabalho do Projeto Bichos do Pantanal e o turismo de natureza na região.  

 

Assista e compartilhe com os amigos!
 

Expedições com a Rede Globo, Petrobras e SOS Pantanal movimentam as atividades do Projeto  

 

Entre os meses de agosto e novembro de 2019 o Projeto Bichos do Pantanal recebeu muitas visitas. Leila Guimarães, representante da Petrobras – que patrocina o Projeto por meio do Programa Petrobras Socioambiental –, visitou a região do Alto Pantanal – onde o Projeto atua – entre os dias 5 e 9 do mês de agosto. Durante sua permanência ela conheceu de perto os trabalhos desenvolvidos pelas equipes de pesquisa, Educação Ambiental, e as diversas atividades ofertadas à comunidade de Cáceres e Porto Estrela – MT planejadas e executadas pelos colaboradores do projeto.

Entre os dias 23 e 30 de setembro a equipe da TV Centro América – afiliada da Rede Globo no Mato Grosso – acompanhou os trabalhos do Projeto Bichos do Pantanal. A repórter Eunice Ramos entrevistou nossos pesquisadores, acompanhou coletas para pesquisa, e retratou, além das belezas do Pantanal, as atividades de Educação Ambiental promovidas pelo Bichos do Pantanal. O material produzido será utilizado em reportagens especiais e em programas da Rede Globo. Em breve teremos o Projeto Bichos do Pantanal na tela da Globo de novo!

 

Outra visita que o Projeto recebeu foi a Expedição SOS Pantanal, realizada com a participação de empresas, ONG’s e projetos nacionais e internacionais, como a Fundação Toyota do Brasil, MTK Brasil, ABETA, Unidas e BTS Nature (Behind the Scenes of Nature) – Ong que reúne cineastas, fotógrafos, escritores, artistas que pelas mídias sociais, fotos, vídeos e divulgação buscam enfatizar a urgência em proteger e restaurar a natureza diante de uma crise climática global. Ao longo de um mês eles visitaram vários projetos socioambientais desenvolvidos na região do Pantanal para conhecer as atividades e os gestores dos projetos, mapeando entidades que atuam para a preservação do bioma. A ideia foi estabelecer este contato e fortalecer uma rede de cooperação entre as entidades que desenvolvem projetos no Pantanal. 

Comemoração do Dia do Cerrado e Dia do Pantanal

 

Estudantes do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas da UNEMAT e a equipe de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal, em parceria com a secretaria Municipal de Educação de Porto Estrela e a Estação Ecológica Serra das Araras, promoveu uma aula de campo com alunos do 6º ano da escola municipal Izabel dos Santos Faria, acompanhados de seus professores e auxiliares. A aula ocorreu em comemoração ao dia Nacional do Cerrado. Na ESEC os alunos e professores puderam vivenciar um dia de conexão com a natureza. Os alunos conheceram uma linda cachoeira, depois de uma trilha de cinco quilômetros em meio a vegetação exuberante do Cerrado. O coordenador do Programa de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal, Mahal Massavi, explicou a importância dos córregos e pequenos rios para a manutenção do bioma Cerrado e também para o bioma Pantanal.

 

No dia 12 de novembro – Dia do Pantanal – a equipe de pesquisadores e de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal – com a presença de Jussara Utsch, diretora executiva do Instituto Sustentar, entidade que executa o Projeto Bichos do Pantana – estiveram presentes no XIV SEMABIO e I Seminário Internacional de Ciências Ambientais da UNEMAT, onde foi montado um estande do Projeto. No estande foi desenvolvida uma dinâmica chamada “Árvore dos Desejos”, na qual o público pôde colocar seus desejos para o futuro registrados nos “galhos e copa” da árvore. Além da participação no estande, o público também teve oportunidade de acompanhar os monitores e colaboradores do Bichos do Pantanal em atividades de observação de aves na praça de Cáceres e em campo.

Divulgação científica leva trabalhos de pesquisa a outros estados

 

No dia 12 de novembro – Dia do Pantanal – a equipe de pesquisadores e de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal – com a presença de Jussara Utsch, diretora executiva do InstituA pesquisa científica é fundamental para conhecermos a realidade que nos cerca e assim tomar as decisões mais acertadas para atingir nossos objetivos. Mas tão importante como a pesquisa, difundir o conhecimento científico adquirido é fundamental para ampliar o alcance dos benefícios das informações e conhecimentos advindos da ciência. A equipe de pesquisadores do Projeto Bichos do Pantanal já participou de três eventos científicos importantes neste ano, levando os resultados de suas pesquisas a Minas Gerais e Santa Catarina, além do XIV SEMABIO e I Seminário Internacional de Ciências Ambientais da UNEMAT, ocorrido em Cáceres, Mato Grosso.

 

No XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e II Congresso Ibero-Americano de Limnologia, ocorrido em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 4 e 9 de agosto, foi apresentado o trabalho “Interação Peixe e Planta – Dispersão de Sementes no Pantanal Norte Como Estratégia de Reprodução”, com apresentação de banner e presença de nossos pesquisadores.

 

Em setembro – entre os dias 22 e 26 – nossos pesquisadores marcaram presença no 14º Congresso Brasileiro de Ecologia, em São Lourenço – MG. A equipe do Projeto teve 5 pesquisas aprovadas para apresentação no Congresso. Entre elas, o resumo “USO DE REDES EM AMOSTRAGENS ECOLÓGICAS – ESTUDO DE CASO NO PANTANAL MATOGROSSESE”. O artigo que originou este resumo científico, com o título “Seletividade de redes de emalhar determina a comunidade de peixes em meandros abandonados conectados no Pantanal” foi publicado na Sustenere.co, revista Ibero Americana de Ciências Ambientais;

to Sustentar, entidade que executa o Projeto Bichos do Pantana – estiveram presentes no XIV SEMABIO e I Seminário Internacional de Ciências Ambientais da UNEMAT, onde foi montado um estande do Projeto. No estande foi desenvolvida uma dinâmica chamada “Árvore dos Desejos”, na qual o público pôde colocar seus desejos para o futuro registrados nos “galhos e copa” da árvore. Além da participação no estande, o público também teve oportunidade de acompanhar os monitores e colaboradores do Bichos do Pantanal em atividades de observação de aves na praça de Cáceres e em campo.

Projeto Bichos do Pantanal patrocina e apoia evento científico da UNEMAT em Cáceres - MT

 

Em novembro, entre os dias 11 e 14, ocorreu um importante evento científico na cidade de Cáceres (MT), uma oportunidade para a população local conhecer um pouco mais sobre os trabalhos científicos desenvolvidos na UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso).


Sob a coordenação do prof. Claumir Muniz, coordenador de ictiofauna do Projeto Bichos do Pantanal e Ernandes Sobreira Jr., que já atuou como pesquisador do Projeto - ambos do corpo docente da Uiversidade – o XIV SEMABIO e I Seminário Internacional de Ciências Ambientais da UNEMAT teve como um dos patrocinadores o Projeto Bichos do Pantanal. O Projeto viabilizou a presença do principal conferencista internacional, professor decano Doutor Christopher Mccarty, da Universidade da Flórida, que participou de uma mesa redonda sobre “Redes socioambientais para a conservação da água e a biodiversidade do Pantanal”.  

 

Entre as várias atividades do evento, nossos colaboradores Douglas Trent – ecólogo norte-americano e Pesquisador Chefe do Projeto Bichos do Pantanal – e Evelyne Bocquet, engenheira florestal da Bélgica que atua como voluntária no Projeto por meio de um convênio com o Governo da Bélgica, foram responsáveis por três minicursos e/ou oficinas, cujas vagas foram preenchidas rapidamente em razão da importâncias dos assuntos abordados. Trent ministrou a oficina “Trilha ecológica: Taxonomia, a Janela da Natureza” – com apoio do coordenador de Educação Ambiental do Bichos do Pantanal, Mahal Massavi – e o minicurso “Turismo de Natureza: como planejar e comercializar produtos de ecoturismo promovendo o desenvolvimento de comunidades”, enquanto Evelyne ficou responsável pelo minicurso “Iniciação à silvicultura e botânica em áreas úmidas tropicais”. O evento foi um sucesso, com participação de quase quinhentas pessoas.  

Bichos do Pantanal realiza oficina de capacitação para empreendedores e interessados no mercado turístico da região de Cáceres – MT

 

O Projeto Bichos do Pantanal, por meio de sua Rede de Cooperação, promoveu no dia 4 de novembro de 2019, uma oficina de capacitação para empreendedores e interessados em trabalhar com turismo na região de Cáceres, no Alto Pantanal. Com abordagem inovadora, o objetivo foi orientar a busca por financiamento de seus produtos e serviços, ampliando a competitividade do setor na região, fomentando o aumento e fortalecimento do Trade Turístico do Alto Pantanal. A atividade teve como foco o Edital nº 01/2019 Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha – MT.

 

Segundo Jussara Utsch, Diretora Geral do Instituto Sustentar (entidade que realiza o Projeto Bichos do Pantanal, que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental), um dos resultados pretendidos com esta ação é o aumento da competitividade da região no mercado de turismo. “Além de capacitar os interessados a submeter projetos ao Edital em questão, queremos estimular a inovação e o empreendedorismo, aprimorando os serviços e produtos oferecidos ao turista, elevando a qualidade do atendimento para que a região explore de maneira sustentável todo seu potencial turístico” explica. A metodologia moderna e inovadora adotada na oficina abordou a questão sob a ótica do Design Thinking – que investe no desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários.

 

Com o título TRANSFORME SUAS IDEIAS EM RENDA: CAPACITAÇÃO PARA BUSCAR E ACESSAR RECURSOS FINANCEIROS PARA PROJETOS DE TURISMO E SUA CADEIA PRODUTIVA E O EDITAL CENTELHA/MT, a oficina teve inscrições gratuitas, ocorreu na UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso), carga horária de 4h e teve como orientadora a consultora e professora da Unemat Rosangela Lazarin.

Rede social do Projeto Bichos do Pantanal superou 11.000 mil seguidores

 

Cenas pantaneiras, onças-pintadas, ariranhas, as belezas da flora do Pantanal, passeios de barco pelo rio Paraguai, divulgação de eventos e atividades do Projeto Bichos do Pantanal, e também muita informação científica apresentada de maneira simples, com linguagem acessível. Assim tem sido nossa página no Instagram, rede social que reúne mais de um bilhão de contas no mundo inteiro. Com postagens diárias - inclusive aos finais de semana - nosso Instagram está fazendo sucesso, levando informações aos brasileiros e estrangeiros. Sim, temos muitos seguidores internacionais! Além de pessoas comuns, nossa página é acompanhada por diversas instituições importantes, além de outras organizações não governamentais que trabalham com meio ambiente e conservação da natureza e da biodiversidade brasileira. Para a diretora do Projeto Bichos do Pantanal e presidente do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, é uma satisfação saber que nossas informações alcançam tanta gente. “Com nosso Instagram conseguimos alcançar pessoas em todos os estados brasileiros e também muita gente em outros países. É muito bom saber que nosso trabalho vem sendo apreciado por tanta gente” diz a diretora.

 

Agora é trabalhar muito para alcançar cada vez mais pessoas com nossas informações e as belas imagens registradas pelo pesquisador chefe do Projeto Bichos do Pantanal, o ecólogo norte-americano Douglas Trent. 


É preciso conhecer para preservar. Por isso levamos conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira e suas belezas aos quatro cantos do mundo!

Evento mundial de limpeza de praias e rios tem participação do Projeto Bichos do Pantanal

 

Todos os anos - no terceiro sábado do mês de setembro – um evento chamado “World Cleanup Day” ou Dia Mundial da Limpeza reúne 157 países que promovem atividades de conscientização por um planeta mais limpo. O objetivo conscientizar a população mundial acerca do descarte correto de resíduos sólidos.


A versão pantaneira do evento foi uma das atividades da equipe de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal, e ocorreu no dia 21 de setembro de 2019.  

A equipe promoveu ações de limpeza de rios e praias com crianças do ensino fundamental e professores da Escola Municipal Vila Irene, com apoio de voluntários do curso de Biologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), seguindo o modelo do evento internacional. Usando luvas e sacos de coleta, todos puderam contribuir na força tarefa para a coleta de todo tipo de resíduo sólido encontrado na trilha, numa área de praia e de mata ciliar. Mais de 30 crianças coletaram materiais como plásticos e papeis, enquanto toda a ocorrência de vidros e metais cortantes era comunicada aos monitores e voluntários para realizarem a coleta.

Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai

 

Além do evento mundial CleanUpDay o Projeto Bichos do Pantanal participou do 31º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, uma atividade que reuniu a sociedade cacerense, órgãos públicos, Prefeitura Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Exército Brasileiro, Policia Ambiental, além de barcos de pequeno, médio e grande portes, barcos de turismo da região e outros agentes sociais de transformação.

Partindo de Cáceres, a atividade foi realizada em 70km a jusante do Rio Paraguai e cerca de 50km a montante, subindo o rio.

 

A equipe de Educação Ambiental do Projeto liderou as atividades, ocorridas em 13 de outubro deste ano. Cerca de 80% do lixo descartado nas margens dos rios foram coletados, um volume que ocupou seis caminhões e meio – caminhões basculantes, de grande porte. O material coletado, que inclui lonas, tambores, telhas de amianto e diversos outros resíduos, principalmente domésticos, foi exposto em praça pública por determinação da prefeitura de Cáceres. Este é o 4º ano em que o material coletado é apresentado à população – uma forma de sensibilizar os moradores quanto à importância do descarte correto de resíduos.

Voluntária Belga traz experiência internacional ao Pantanal

 

Entre as ações do Projeto Bichos do Pantanal, além das pesquisas científicas com a fauna e flora da região, as atividades de Educação Ambiental e os diversos programas de capacitação e desenvolvimento comunitário realizados pelo Projeto, há também um intercâmbio cultural de nível internacional. Por meio de uma cooperação entre o Instituto Sustentar – entidade que executa o Projeto – e o EUOpportunity, entidade sediada em Bruxelas, na Bélgica, estudantes do país europeu têm a oportunidade de contribuir com o Projeto Bichos do Pantanal em suas áreas de atuação e também com intercâmbio cultural Europa Brasil. A primeira estagiária a participar do programa a partir deste termo de cooperação é Evelyne Bouquet, engenheira florestal belga que participa das atividades do Bichos do Pantanal entre 30 de setembro e 21 de dezembro de 2019.  

 

A belga dedica de 20 a 30 horas semanais ao Bichos do Pantanal, em Cáceres (MT). Além das atividades de campo, Evelyne já deu aulas de noções básicas de inglês para membros da comunidade local e ministrou o minicurso “Iniciação à silvicultura e botânica em áreas úmidas tropicais”, com carga horária de 4h, durante o XIV SEMABIO e I Seminário Internacional de Ciências Ambientais da UNEMAT. Segundo Laura Neres, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal, a participação de colaboradores estrangeiros é muito positiva para o Projeto. “A experiência internacional pode trazer ao público atendido pelo projeto e aos seus colaboradores a oportunidade de terem contato com experiências diferenciadas muitas vezes inovadoras e inspiradoras contribuindo para a formação deles e do intercambista na contemporaneidade, principalmente nas atividades de educação ambiental” explica.  

 
Carregando comentarios...