Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
INSS libera pagamento das parcelas atrasadas do Seguro Defeso a pescadores da Colônia Z-2 de Cáceres
Por Sinézio Alcântara
07/01/2020 - 15:13

Foto: arquivo

Cerca de 500 pescadores profissionais, inscritos na Colônia Z-2 de Pesca de Cáceres, recebem a partir desta terça-feira (7/1) o pagamento das parcelas atrasadas do Seguro Defeso.  De acordo com a presidente da Colônia Z-2 Elza Basto, as três parcelas que estavam em atraso estão sendo quitadas pelo INSS.

O Seguro Defeso é um benefício, vigente desde 2003, que visa amparar o profissional da pesca em períodos de defeso. Ou seja: momento em que a atividade pesqueira fica suspensa por motivo de preservação das espécies. A chamada piracema.

A expectativa é de que o pagamento do beneficio deva injetar cerca de R$ 1,5 milhão na economia local. O valor é de um salário mínimo mensal. Os pescadores podem receber o benefício na Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. O pescador recebe ao todo, quatro meses de seguro defeso.

Além de apresentar uma vantagem para o pescador, que não deixa de receber sua renda, esse benefício também é vantajoso para o meio ambiente e as espécies ameaçadas de alguma forma pela ação do homem.

Diretor de Benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Mato Grosso, Odair Egues, informou que o atraso no pagamento do seguro ocorreu em razão de falha no sistema, mas que, o defeito foi solucionado e o pagamento de todo pescador foi assegurado e já está liberado.

Apesar da demora da liberação do benefício, a presidente da Colônia Z-2 Elza Basto, enalteceu o desempenho do diretor do INSS. “Infelizmente esses problemas (no sistema) sempre acontecem. Mas, nem por isso, devemos deixar de enaltecer o trabalho e o desempenho do Odair para resolver” afirmou.

A Colônia Z-2 de Pesca, além de Cáceres, atende pescadores profissionais filiados dos municípios de Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Indiavaí. A quarta parcela do pagamento do seguro está prevista para ser liberada no mês de fevereiro.

Carregando comentarios...