Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Garimpo ilegal em MT nunca parou
Por Jessica Bachega
10/03/2020 - 14:09

Foto: arquivo

Muitas informações circundam a extração de ouro em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste). Essa semana, vídeos e fotos de um novo local de mineração foram divulgados em redes sociais, mas a realidade é que a exploração nunca parou, desde a descoberta de ouro da região, em 2015, confirmou uma fonte local.

Segundo informações, o local de exploração é uma continuidade da Serra do Caldeirão, onde houve invasão em 2015. O que separa as duas montanhas é a estrada de acesso à cidade. A região é conhecida pela extração de ouro, que atrai pessoas até de outros estados em busca de fortuna. 

Diferente do que foi divulgado de que milhares de pessoas estariam indo para o local, o número de mineiros gira em torno de 300 e eles não estão aglomerados em um único lugar. “Eles se associação e escolhem uma área para exploração. Assim se formam vários pontos de extração na serra”, explicou à imprensa local.

Ao contrário do caos registrado em 2015, até o momento não houve intervenção policial na serra. No entanto, a Polícia Civil da cidade e a Polícia Federal investigam a exploração. Não há uma empresa responsável, os trabalhadores se uniram e decidiram ocupar a área.

 
 

Houve registro de um homicídio no local há alguns meses e, por enquanto, a situação está sob controle.

A Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) informou que ainda faz levantamento sobre a real situação no local. O prefeito da cidade foi procurado, mas não estava em seu gabinete e também não atendeu às ligações.

Carregando comentarios...