Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesquisa do IFMT sobre produção de álcool em gel com resíduos vegetais é finalista em feira nacional
Por Edna Pedro/assessoria
27/03/2020 - 14:57

Foto: assessoria

O projeto de pesquisa sobre ‘produção de álcool em gel a partir de resíduos vegetais oriundos do restaurante escolar do IFMT - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo’ é um dos finalistas da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada pela Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 23 de março e 04 de abril de 2020.

   Desenvolvido pelos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Francielly Pasquali de Oliveira, Karen Priscila Barbosa da Rocha, Maycon Jhones Pereira Freitas e Samira Lourena Alpino Moreira, o projeto é coordenado e orientado pelo professor Admilson Costa da Cunha, com a coorientação do professor Cristian Jacques Bolner de Lima.

   Para o professor Admilson, o cenário atual de pandemia com a Covid-19 ressalta a importância do álcool em gel pela eficiência na higienização das mãos. Segundo ele, a produção a partir de resíduos vegetais como cascas e restos de frutas é uma alternativa para a sustentabilidade com o aproveitamento dos resíduos que geralmente seriam descartados.

   A proposta do projeto é que o produto seja revertido para uso no próprio restaurante do IFMT Cáceres "antes do preparo dos alimentos, a higiene pessoal dos manipuladores e cuidados como a desinfecção das mãos, se fazem necessários. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é a produção do bioetanol em gel a 70% a partir dos resíduos vegetais gerados no restaurante escolar, para a higienização das mãos dos manipuladores de alimentos”, afirma.

Prêmio e repercussão nacional

   O projeto conquistou o primeiro lugar da categoria Desenvolvimento Tecnológico na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em novembro de 2019, e se credenciou como um dos finalistas na Febrace na Categoria de Ciências Exatas e da Terra e Sub-categoria Química

   Nesta edição, em medida de prevenção a COVID-19, as atividades da Febrace 2020 são realizadas à distância, via internet . Os projetos são avaliados a partir de um comitê formado por professores universitários, doutores, estudantes de pós-graduação e especialistas. Os primeiros lugares serão contemplados com troféus, medalhas, certificados, estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

   As propostas também concorrem ao Prêmio Votação Popular na Mostra Virtual de Projetos.

   Para votar no projeto do IFMT Cáceres acesse AQUI e clique em curtir. 

   A importância da pesquisa dos estudantes e professores do IFMT Cáceres ganhou destaque também na mídia local, estadual e nacional, a exemplo de matéria no Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão que ilustra o projeto na Mostra Virtual.

Carregando comentarios...