Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat abre seleção de bolsistas em projetos de inovação tecnológica
Por Lygia Lima | Assessoria Unemat
25/05/2020 - 16:55

Foto: arquivo

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) divulgou nesta segunda-feira (25) edital de seleção para cadastro de reserva para bolsistas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, no valor de R$ 400 (quatrocentos reais) mensais. As inscrições começam no dia 28 de maio e seguem até o dia 25 de junho.

As bolsas que estão sendo oferecidas neste edital estão no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – bolsas do PIBITI/CNPq e bolsas do PROBITI/Unemat. O objetivo dessas bolsas é estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, de modo a contribuir para a formação de recursos humanos nas atividades de pesquisa para desenvolvimento tecnológico e inovação. Espera-se que esses acadêmicos se dediquem ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas, em busca da possibilidade de transferência de tecnologia.

Cada orientador pode inscrever até um candidato para esse edital. O processo de seleção consiste em contagem de pontos do Barema e será considerada a produção existente no currículo lattes a partir de 2017. Entre os requisitos para concorrer ao edital o orientador deve ser professor efetivo da Unemat ou estar comoprofessor convidado e não estar afastado por mais de 90 dias a qualquer título. Deve ter titulação de doutor(a) para bolsa CNPq e no mínimo de mestre para bolsa Unemat; estar. cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; estar vinculado a projeto de pesquisa institucionalizado na Unemat ou possuir Termo de Concessão de projeto de pesquisa emitido por agência de fomento, ou documento que comprove a fonte de financiamento de organismos externos.

O projeto de pesquisa a que o bolsista estará vinculado deve ter características inovadoras e estar claramente relacionado às atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação do(a) orientador(a), de forma que o aluno tenha oportunidade de executar as atividades no período da vigência da bolsa, que é de 12 meses.

Os requisitos para os candidatos a bolsas são: estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat; não possuir vínculo empregatício; não ser cônjuge, companheiro(a) ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau civil do seu respectivo orientador; não possuir outra modalidade de bolsa, sendo vedado o acúmulo desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou de quaisquer agências de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão ou congêneres; não estar inadimplente com as bibliotecas dos câmpus da Unemat e não constar nenhum débito junto à Diretoria de Gestão de Iniciação Científica/PRPPG.

O resultado do processo de seleção será divulgado a partir do dia 20 de julho. A novidade deste edital nº 001/2020 PIBITI é que a seleção será coordenada pela Diretoria de Gestão de Inovação Tecnológica por meio da Agência de Inovação da Unemat (Aginov). Os orientadores que tiverem dúvidas quanto ao processo de seleção podem entrar em contato pelo e-mail: aginov@unemat.br.

O link de acesso ao edital é: http://portal.unemat.br/index.php?pg=site&i=prppg&m=editais-da-prppg , depois é necessário acessar a aba: Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Carregando comentarios...