Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cuiabá anuncia rodízio de veículos;mercados e bancos só atenderão por final de CPF;veja as regras
Por Allan Mesquita
02/07/2020 - 17:37

Foto: reprodução

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou há pouco que o novo toque de recolher será das 20h00 às 5h00 a partir de sexta-feira até o próximo dia 20. Ainda hoje, a medida restritiva continua sendo das 22h30 às 5h00.

Neste período de proibição de pessoas na rua, estarão liberados os profissionais que atuam em serviços essenciais. Também não cumprirão a norma do decreto as pessoas que estiverem se deslocando entre residências e aeroporto ou rodoviária.

Também entre 06 de julho a 20 julho está decretado o rodízio de veículos. Segunda, quarta e sexta só serão liberados apenas os veículos com final de placa par - 0, 2, 4, 6 e 8.

Já terça, quinta e sábado somente carros e motos com placas ímpares, sendo 1, 3, 5, 7 e 9. O domingo está liberado para circulação de todos veículos respeitando a quarentena obrigatória determinada pelo poder Judiciário.

 
 

Durante os dias de rodízio, que vai entre dia 06 e 10, os motoristas de táxis e aplicativos terão circulação livre. A mesma liberação chega as funerárias, delivery e ônibus.

Também foi anunciado que os servidores do município terão obrigatoriamente que adotar o teletrabalho, sendo que o Estado e União ficam aconselhados a tomar a mesma medida. Os mercados, casas lotéricas, bancos e distribuidoras terão que cumprir rodízio no atendimento de pessoas de acordo com o final do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada cliente.

Nos dias de segunda, quarta e sexta os finais de 0 a 4 terão que serem atendidos. Já terça, quinta e sábado o atendimento será entre 5 a 9.

Todos os estabelecimentos terão que disponibilizar 100% dos caixas para atender os clientes. Nestes locais, a primeira hora de funcionamenbto terá que ser destinada exclusivamente ao atendimento de idosos e pessoas do grupo de risco. 

Está mantido o fechamento dos shoppings centers. O transporte coletivo funcionará na integralidade, mas todos passageiros terão que estarem sentados e usando máscaras e álcool em gel.

Emanuel Pinheiro também garantiu que as escolas seguem com aulas suspensas na rede pública e privada. No entanto, está permitido que cada professor use as instalações físicas da unidades para tramissão on-line dos conteúdos pedagógicos.

Para evitar que empresas burlem o decreto da quarentena, Emanuel explicou que o funcionamento só será permitido as empresas com atividade principal registrada no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). "A fiscalização vai trabalhar de forma firme para que possamos vencer o vírus e aqueles que tentarem o jeitinho serão punidos", frisou.

As regras de restrição aos condomínios verticais e horizontais seguem até dia 20. A principal deles diz respeito a proibição de festas dentro dos imóveis.

Os moteis terão que permanecerem fechados. Os serviços de entrega por delivery só poderão funcionar até às 0h00.

CLIQUE AQUI E VEJA O DECRETO

 

 
Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Começa proibição às queimadas em MT

01/07/2020 - 22:07
Cidades

Covid-19:São Luiz tem 21 internados

01/07/2020 - 21:58