Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
MT:montado posto de atendimento na transpantaneira para atender animais atingidos pelas queimadas
Por G1MT
31/08/2020 - 12:42

Foto: divulgação

O Posto de Atendimento a Animais Silvestres (PAEAS) Pantanal foi montado no quilômetro 17 da rodovia Transpantaneira, que liga Poconé a Porto Jofre, e entrou em operação neste domingo (30).

O primeiro paciente do Posto de Atendimento é um tuiuiú que apresentou dificuldades de voo. O pássaro recebeu bandagem, vitaminas de suporte e fluidoterapia (soro). Após se recuperar, a ave deve ser solta na natureza.

A equipe de atendimento será liderada pela médica veterinária Karen Ramos e contará com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e voluntários para o resgate dos animais.

O posto utiliza a infraestrutura do Posto Fiscal da rodovia. Os recintos para abrigar os animais foram construídos por presos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

 

Incêndio se espalha rapidamente devido aos ventos fortes no Pantanal — Foto: Jeferson Prado

 

 

Fogo no Pantanal

 

O fogo no Pantanal já dura mais de 40 dias e muitos animais estão sofrendo com queimaduras, inalação de fumaça e desidratação. Alguns resgatados pelas equipes não resistiram aos ferimentos e morreram.

Outros estão em tratamento, como é o caso da onça-pintada encontrada em meio as queimadas com ferimentos graves.

O grupo de apoio a esses animais é coordenado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo e é formado pelas secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, BPMPA, Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar, Programa REM-MT, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Poconé, Juizado Volante Ambiental e Ibama.

A UFMT está presente por meio do Hospital Veterinário, Centro Acadêmico de Medicina Veterinária e Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso também compõe o grupo. Do terceiro setor, a Ampara Silvestre soma esforços.

Já da iniciativa privada apoiam a ação a Integral Pet, laboratório VET Vida, Vivet e Pantaneiro Clínica Veterinária.

Carregando comentarios...

Artigos

Visibilidade às lésbicas, eu apoio

29/08/2020 - 14:40
Educação

MEC autoriza Medicina na Fapan em Cáceres

27/08/2020 - 10:26