Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Águas do Pantanal recomenda à população evitar desperdício de água para que não haja racionamento
Por Sinézio Alcântara
04/09/2020 - 14:05

Foto: arquivo

A autarquia Águas do Pantanal recomenda à população para que economize e não desperdice água para evitar a necessidade de possível racionamento, em Cáceres.  O alerta foi feita pelo diretor da autarquia, Júnior Trindade, salientando que o consumo de água tratada, praticamente dobrou, nos últimos dias e a capacidade de produção continua mesma.

 “Por enquanto a situação está sob controle. Estamos garantindo o fornecimento, mesmo com o rio muito seco, mas temos que nos precaver e evitar desperdícios para que não haja necessidade de termos que racionar” afirmou explicando que, devido a forte onda de calor, as residências que antes consumiam, em média, 10 mil litros por dia hoje consomem 20 mil.

O consumo excessivo de água ocorre devido o calor, provocado pela falta de chuva. Há mais de 100 dias não chove na região e o nível de água do rio Paraguai, é um dos menores dos últimos, 30 anos.

Na manhã desta quinta-feira, conforme a Agencia Fluvial, o nível do rio, em Cáceres é de 63 centímetros, 1 centímetros a menos que ontem quando mediu 64 centímetros e 41 centímetros a menos que no dia 4 de setembro de 2019.

“É necessário que a população tenha a consciência de economizar e evitar o desperdício para que a água tratada chegue aos bairros mais distantes e possamos sair desse longo período de estiagem sem ter que controlar o consumo” diz Trindade explicando que a situação só não é pior porque a caixa de captação de água está localizada em um local estratégico da cidade.

Conforme o diretor, as interrupções do fornecimento de água, em alguns bairros acontecem, principalmente, em razão dos constantes desligamentos da bomba de distribuição, em vários períodos do dia, para realização das obras de substituição da canalização da rede. A tubulação de amianto está sendo substituída por Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Foram substituídos 20 quilômetros de tubulação.

Mas, garante, no entanto, que os transtornos, decorrentes desse fator, serão sanados, porque o trabalho que vem sendo realizado há mais de um ano estará sendo concluído nas próximas horas. A capacidade de produção de água, pela autarquia Águas do Pantanal, é de 26 milhões de litros por dia, para atender a demanda de 30 mil ligações da população estimada de 100 mil habitantes.

Carregando comentarios...