Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Heróis da Covid-19: asas em gratidão por quem não parou durante a quarentena
Por assessoria
09/09/2020 - 18:02

Foto: divulgação

Projeto apoiado pela Energisa é realizado pela Fundação Júlio Campos

 

Asas com flores, com cores de onça pintada, com pacus e piraputangas.  Com estilos diferentes, mas com os traços marcantes de 15 artistas mato-grossenses renomados, elas começam a tomar os muros de Cuiabá e Várzea Grande para homenagear os profissionais que trabalharam na linha de frente durante a quarentena da Covid-19 para que nada faltasse aos que estavam dentro de casa, verdadeiros anjos durante um período tão difícil. Essas asas fazem parte do projeto Heróis da Covid-19, patrocinado pela Energisa e realizado pela Fundação Júlio Campos.

 

O projeto foi criado para, por meio das asas, mostrar a todos os profissionais que atuaram sem parar, durante a quarentena da Covid-19, o quão importante eles foram para a população superar esse momento.  “São médicos, enfermeiros, funcionários de farmácias, supermercados, bombeiros, eletricistas, frentistas, entre muitos outros que continuaram na batalha diária para permitir a continuidade de milhares de vidas. São pessoa que não se intimidaram. Verdadeiros anjos na terra”, diz Laura Campos, presidente da Fundação Júlio Campos, ao falar sobre a importância da homenagem.

 

Verdadeiras obras de arte à céu aberto, as asas  - que podem ser em formato de pintura ou escultura -  foram concebidas pelos artistas de diferentes estilos: Adriano Figueiredo, Benedito Silva, Claudyo Casares, Heleninha Botelho, Jacqueline Barroso, Odete Venâncio, Pádua, Rafael Jonnier, Regis Gomes, Rita Rezende, Sergio Veny, Valdemar Silva, Valques Pimenta, Vicente Paulo, Victor Hugo e Vitoria Bazaia.

 

Paulinho do Nascimento da Silva, é eletricista na Energisa Mato Grosso e é um dos heróis da COVID-19. Ele integra o grupo de pessoas que foram para as ruas para que a população continuasse a ter energia em casa e assim, tivesse mais conforto. Pai de 07 filhos, ele conta um pouco de como se sente ao pensar nos desafios enfrentados no período da quarentena.

 

“Me sinto muito realizado. Realizado por saber que pude contribuir com a sociedade mato-grossense, realizado como profissional, como colaborador e como pai de família que sai de casa para dar o melhor e que volta pra casa para dar o melhor para a esposa e filhos. Graças a Deus conseguimos fazer isso com muita segurança, sempre nos precavendo e nos protegendo dos malefícios que essa pandemia trouxe”, conta, emocionado, o eletricista que revela estar muito feliz por ver o projeto.  

 

“É um sinal de que a sociedade e a empresa conseguiram ver os profissionais que estiveram na linha de frente para ajudar os que ficaram em casa a ter mais conforto. É uma ação motivacional, muito bonita”, avalia Paulinho.

 

Riberto José Barbanera, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, relata um pouco da importância desse reconhecimento a esses profissionais por meio do projeto.  “Esse projeto é muito importante. Nós entramos como parceiros porque enxergamos muita conexão com o que fazermos. Temos equipes de campo que trabalharam com muita dedicação para que quem estivesse em casa não ficasse sem energia. Verdadeiros heróis, a quem queremos homenagear sempre. São profissionais, assim como trabalhadores dos mais diferentes ramos, que continuam trabalhando e fazendo o seu melhor para assegurar que todos passem por esse momento da melhor forma possível”.

 

As primeiras intervenções dessas artistas foram feitas no último sábado (05) nos muros da Fundação Júlio Campos, em Várzea Grande. Além da homenagem, o projeto também tem como propósito encantar a população e até mesmo, trazer inspiração ou reflexão sobre o momento dramático vivido por todos em 2020. Para isso, explica Laura, a escolha de obras de arte foi essencial. O projeto conta com o apoio  da BPW Cuiabá e da TV Brasil Oeste.

 

“O artista é a melhor pessoa para simbolizar por meio da arte nosso sentimento de gratidão a todos os profissionais que estão atuando na linha de frente nessa pandemia. São as melhores pessoas para criar essa conexão com o público”, pondera Laura, fazendo o convite para todos conhecerem as asas e tirarem fotos, compartilhando nas redes sociais para que cheguem a todos os trabalhadores mato-grossenses.

 

Carregando comentarios...