Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Sintep/MT realiza paralisação e carreata contra calote do governo
Por assessoria
14/09/2020 - 15:26

Foto: assessoria

Nesta terça-feira, 15 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza mobilização estadual contra o calote salarial instituído pelo governo Mauro Mendes e demais desmontes nos direitos trabalhistas e na Educação Pública estadual. A convocação para a paralisação e carreata, ocorrerá em vários municípios do estado. Os trabalhadores da educação exigem pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e Lei nº510/2013 (Dobra do Poder de Compra) que estão com dois anos de atraso, além de resíduos deixado pela gestão anterior.

A carreata em Cuiabá está marcada para às 8h, com concentração na Praça Ulisses Guimarães, próximo ao Shopping Pantanal. Os carros sairão em direção ao Centro Político Administrativo. O objetivo é tornar público os recorrentes ataques do governo aos servidores, com destaque para a desvalorização salarial e sucessivas medidas governamentais que comprometem a  Educação Pública e gratuita. 

“Nossa mobilização é contra o calote do governo Mauro Mendes a RGA, a Lei nº510/2013, contra o ataque à  Lei da Gestão Democrática (nº 7040/98), a sobrecarga de trabalho imposta pelas aulas remotas, contra a exclusão dos estudantes da Educação Especial no processo de aprendizagem durante a pandemia, e ainda, contra confisco nos salários de aposentados e pensionista da educação”, informa o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Segundo estudos realizados pelo Sintep/MT o descumprimento da RGA e Lei nº 510/2013 reduziram em mais de 30% o poder de compra dos salários dos profissionais da Educação, nos últimos três anos. A situação se agravou ainda mais com o aumento da alíquota previdenciária (Lei 654/2020), que desconta 3% a mais dos trabalhadores da ativa, e compromete a aposentadoria e pensão dos aposentados, confiscando 14% dos benefícios acima de R$ 3 mil.

O presidente faz o alerta ainda para que toda a mobilização estadual siga as normas sanitárias, com distanciamento de 2 metros entre os participantes, caso venha a sair dos veículos, uso de máscara e álcool gel.

SERVIÇO

O QUÊ – Paralisação Educação Pública Estadual com Carreata – Em Defesa da Educação Pública e da Valorização Salarial 

QUANDO – Dia 15 de setembro, terça-feira. A partir das 8 horas

ONDE – Concentração Praça Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal)

Carregando comentarios...