Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cartazes com número de atendimento do CVV são fixados em postes de energia em Cuiabá e Várzea Grande
Por assessoria
29/09/2020 - 08:15

Foto: assessoria

Cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos anos ao redor mundo, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos, aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Diante dessa realidade criou-se no país o movimento Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A Energisa, em parceria com o CVV (Centro de Valorização à Vida), possibilitou que os postes das ruas de Cuiabá e Várzea Grande servissem de apoio para fixação de cartazes com o número de atendimento do CVV. 

 

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. O objetivo é atuar no apoio emocional e na prevenção do suicídio através dos seus pontos de contato, pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. A ONG presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, tudo sob total sigilo.  

 

A parceria com a concessionária veio como um reforço na divulgação desse o apoio oferecido pelo CVV, explica Homar Capistrano, coordenador do CVV.  “O 188 é para qualquer um que queira e precisa conversar sem medo de ser julgado, para aquele que busca compreensão. Sabemos que as ligações podem ocorrer por diversos motivos como estar angustiado, se sentindo sozinho, inseguro, pensamentos negativos, medo de algo, idealismo suicida e até para compartilhar alegrias. É importante que nosso número esteja visível para quem precisar. Visualizar o número em um dos postes no caminho de casa, pode ser o primeiro passo para ajudar alguém”, informa. 

 

Victor Hugo de Amorim, coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho da Energisa Mato Grosso, reforça a sensibilidade do tema. “Todos os anos abordamos esse tema da prevenção ao suicídio internamente na empresa. E poder contribuir nessa ação do CVV é mais que oportuno, é incentivar a demais empresas e instituições a abraçarem o movimento. Cuidar das pessoas e da comunidade que vivemos são atitudes necessárias no nosso dia a dia”, avalia. 

 

A fixação dos cartazes nos postes foi prevista em lugares sensíveis e estratégicos. A ação foi realizada pelos próprios voluntários do CVV, depois de receberem da distribuidora todas as orientações de como instalar o material com toda a segurança. 

 

 

 

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Taiamã: fogo atinge reserva no Pantanal de MT

28/09/2020 - 22:19