Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Altas temperaturas provocam queda de pressão e cansaço
Por KHAYO RIBEIRO
05/10/2020 - 06:49

Foto: imagem ilustrativa

Sucessivas ondas de calor têm provocado aumentos súbitos na temperatura de Mato Grosso nas últimas semanas, que poderão fazer com que Cuiabá registre até 47º C no domingo (04), como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste cenário, a médica Sofia Bernardo e o professor Artur Bessa, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), alertaram sobre os principais efeitos do clima quente para o corpo, dos quais se destacam a pressão baixa e o cansaço.

À reportagem, a médica afirmou que o corpo humano tem uma grande capacidade de adaptação. Contudo, as mudanças súbitas das condições climáticas afetam diretamente a saúde da população. Na perspectiva da profissional, a situação é ainda mais grave em Cuiabá por conta de as altas temperaturas virem associadas à baixa umidade relativa do ar.

A médica de família e comunidade apontou que a vasodilatação pode se tornar ainda mais frequente neste período, estando alinhada à sensação de cansaço, mal-estar e desânimo. Ela alertou também para o risco de mudanças bruscas de ambientes refrigerados para lugares de exposição direta ao sol. 'O corpo sofre quando se saí de uma sala com ar-condicionado e entra em contato com a rua na temperatura de Cuiabá', pontuou.

O alerta da médica foi ao encontro das dicas de cuidado do professor da Faculdade de Educação Física da UFMT. Bessa explicou que, mesmo com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, os treinos físicos podem continuar ocorrendo. Contudo, o profissional alertou para que a população tenha cuidado com atividades ao ar livre, com exposição direta ao sol ou com baixo acesso à água.

Ambos os especialistas também apontaram para o cuidado com bebidas alcoólicas neste período, uma vez que o álcool é uma substância que desidrata o corpo, atuando no sentido contrário ao indicado para a época.

Carregando comentarios...