Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
'É preciso dar um basta à violência doméstica' diz Zé Eduardo
Por assessoria
20/10/2020 - 15:20

Foto: assessoria

“Alguns anos atrás, quando acessei dados da Delegacia da Mulher, soube de um caso em que uma moça registrou boletim de ocorrência contra seu agressor 16 vezes. Só não houve a 17ª denúncia porque ela foi assassinada”, conta a candidata a vereadora pelo PSC Veronique Alves Ribeiro. Este é um dos pilares da sua candidatura: ajudar mulheres, crianças e adolescentes que sofrem com violências e abusos. “A pandemia criou ainda mais situações de vulnerabilidade porque, muitas vezes, esta pessoa está confinada em casa justamente com quem a agride”, ressalta.

Assim como ela, o candidato a prefeito pelo PSC, José Eduardo Torres (Zé Eduardo), tem muitas propostas para combater a violência direcionada a mulheres e a outros grupos de vulnerabilidade social. “É preciso implementar ações efetivas de proteção aos direitos humanos do cidadão, independentemente de cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, credo ou quaisquer necessidades especiais”, enfatiza o candidato, que completa: “para que as ações deem certo, é necessário agir na base, educando as pessoas desde cedo. Afinal, somos iguais, temos direitos e deveres e todos merecemos respeito”.

A ação inclui promover iniciativas educacionais, nas escolas, sobre saúde sexual, saúde reprodutiva, prevenção da gravidez na adolescência e de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), além de precaver, nas mulheres, o câncer cérvico-uterino e o de mama.

Segundo Zé Eduardo, para que todas as ações se tornem eficazes, torna-se imprescindível quali­ficar e atualizar gestoras, gestores e profi­ssionais da Prefeitura sobre as diversas formas de violência contra os grupos de risco, incluindo mulheres e seus desdobramentos. “Com informação, acolhimento e amor, é possível ajudar essas pessoas a saírem da situação de vulnerabilidade”, completa Veronique que, há dez anos, desenvolve, por iniciativa própria, o Projeto Mudar o Mundo.
 
Para as mulheres

As que necessitam de acompanhamento psicológico, orientação jurídica e proteção, por meio do seu projeto, Veronique as encaminha para os profissionais parceiros e para a rede de proteção em Cáceres, sempre sob sua supervisão. E, no seu governo, Zé Eduardo pretende justamente facilitar o acesso das mulheres em situação de violência ao abrigamento nos demais programas sociais, de acordo com o que assegura a Lei Maria da Penha. “Elas precisam ser amparadas também num segundo momento, para adquirirem coragem de encarar seu futuro”, reforça Zé Eduardo.

Uma das prioridades é incluir mulheres que se transformaram em chefes de famílias e de baixa renda nos programas sociais do município. Mas é preciso estender os cuidados à saúde destas vítimas. “Vamos ampliar o atendimento de saúde integral da mulher”, diz o candidato.  

“Somente o olhar humanizado, o ato de colocar-se no lugar do outro pode, de fato, fazer a diferença para estas pessoas, que sofrem abuso há tantos anos”, opina Veronique que, assim como tantas, também foi vítima de violência e exploração sexual na adolescência. Ela foi acolhida, superou e, desde que criou seu projeto, não sabe quantas vidas ajudou. Com esta determinação, ela pretende fazer a diferença na Câmara Legislativa e no governo de Zé Eduardo.

Carregando comentarios...